O melhor antivírus pago para Windows 10 de 2016; nós testamos

Mês passado foram os gratuitos; agora, os antivírus pagos. Aproveitamos a enquete que fizemos para saber quais soluções você, que acompanha o Olhar Digital, queria ver neste Laboratório Digital. Testamos e comparamos quatro antivírus pagos para Windows 10: Bitdefender Antivirus Plus 2017, Kaspersky Antivirus 2017, McAfee LiveSafe e Norton Security Premium. Escolhemos as melhores soluções que oferecem um período de avaliação – assim, se você quiser, pode experimentar qualquer uma delas sem colocar a mão no bolso pelo menos durante os 30 primeiros dias.

Para comparar, levamos em conta relatórios de análises profundas e testes complexos feitos por empresas especializadas em avaliar soluções de segurança digital; entre elas a Spycar, a Eicar, AV-Comparative, o Instituto AV-Test e o ICSA Lab. Claro, a gente também faz nossos testes independentes com uma coleção de malwares selecionada para dar dor de cabeça. Eles foram agrupados aqui, nesse pendrive: é bom manter distância!... Por fim, para avaliar a segurança na hora de navegar, tentamos entrar em sites aliciosos: todos eles são listados e atualizados pela organização PhishTank.

INSTALAÇÃO

Sai na frente a solução mais prática: do download à primeira varredura... O Bitdefenter testou nossa paciência – demorou muito para baixar e instalar; quase 10 minutos. A solução depende de conexão para fazer a primeira configuração automática – e demora. Isso sem contar que ainda é preciso criar uma conta antes de começar a usar. O McAfee também precisa de internet para não te deixar esperando um tempão para instalar. Foram quase 8 minutos. Norton, a mesma coisa – e também pede nome, e-mail e senha para criar uma conta antes de começar a rodar. O único destaque desta primeira fase ficou com o antivírus da Kaspersky. Não só pela rápida instalação, mas também pela praticidade e facilidade de realizar a primeira varredura na máquina... poucos cliques e você já sabe o veredito sobre o seu PC.

INTERFACE

A gente não quer saber qual é o antivírus mais “bonitinho” – isso fica a gosto de cada um. O que interessa na interface de cada solução é a simplicidade e a facilidade de usar a aplicação. Em uma época em que muita concorrência se decide na experiência do usuário, as empresas tentam fazer o melhor que podem – as quatro interfaces são boas e, até certo ponto, um tanto parecidas. A única que não agradou foi a do McAfee LiveSafe; ela é muito cheia de textos e funções descritas. São poucos os ícones; o que acaba requerendo alguma dedicação do usuário para ler tudo aqui. As interfaces do Bitdefender e do Norton são equivalentes e empatam em segundo lugar – as duas são bem práticas e visualmente limpas e intuitivas. O destaque novamente ficou com a solução da Kaspersky; sem dúvida, a mais fácil e prática de usar.

DESEMPENHO

Desempenho, para nós, tem a ver com a velocidade com que o software completa suas funções. O McAfee se mostrou o mais lerdo entre os quatro rivais. A primeira varredura simples levou quase cinco minutos para terminar. O antivírus da Norton veio em seguida. E, empatados em primeiro lugar, Bitdefender e Kaspersky surpreenderam pela leveza que eles rodam na máquina. Ambos foram extremamente rápidos nos nossos testes em tudo o que foi requisitado. As apurações de vulnerabilidades e ameaças são bem rápidas. O BitDefender levou menos de 10 segundo para fazer as varreduras simples.

CONSUMO DE RECURSOS

Tudo bem, todo mundo quer se proteger, mas ninguém quer uma máquina lenta, certo? Neste quesito, a gente analisa o impacto de cada solução sobre a performance da sua máquina – o quanto ela afeta a velocidade e uma série de outras funções. O antivírus da McAfee decepcionou; foi fácil notar que o PC ficou mais lento depois de instalar a solução – principalmente a navegação e a instalação de aplicações comuns que estamos acostumados a usar. Em seguida, o Norton ainda influencia um pouco na performance da máquina. E seguida, empatados em primeiro lugar, com o Kaspersky e o Bitdefender rodando não foi possível notar alterações no funcionamento do nosso notebook. O desempenho dos dois foi pra lá de eficiente. Uma vitória (ainda que empatada) bastante importante.

EFICÁCIA

Sinceramente, é difícil que qualquer antivírus hoje deixe seu equipamento vulnerável a ataques e invasões; ou mesmo desprotegido enquanto navega pela internet. A gente faz nossos testes: todos passam sem qualquer erro: 100% de eficácia. Mas se você não lembra, foi assim também com os antivírus gratuitos – todos funcionam perfeitamente. A mínima diferença na eficácia dessas soluções aparece apenas em testes profundos. Ainda assim, a maioria tem eficácia acima dos 99%. Nesses testes super aprofundados, McAfee fica novamente em último lugar, enquanto Bitdefender, Kaspersky e Norton empatam em primeiro mais próximos dos 100%.

Por outro lado, nos nossos testes de segurança de navegação na internet, apenas os antivírus da Bitdefender e Kaspersky se mostraram realmente eficientes. Todos instalam recursos no seu navegador padrão. Mas, ainda assim, Norton e McAfee não acertaram todas as vezes nas páginas suspeitas de phishing listadas pela instituição Phishtank. Vale o alerta...

EXTRAS

Todas as soluções vão além da proteção contra malwares e sites maliciosos e oferecem funções bônus para seus usuários. Com exceção do Norton, todos oferecem análise de vulnerabilidades da máquina. No McAfee, o que se destaca é o TruKey, um gerenciador de senhas inteligente. O Norton também tem um gerenciador de senhas próprio. Um pouco escondidas, o Kaspersky também traz uma série de funções extras interessantes. Agora o Bitdefender pode ser visto quase como uma suíte de segurança completa, com gerenciador de senhas, navegador seguro e até um controlador de arquivos – inclusive os que foram apagados da máquina.

PREÇO

A boa notícia é que mesmo os melhores antivírus do mercado não são muito caros. Claro, cada empresa oferece uma série de modelos de seus programas com preços diferentes. Novamente, a gente testou a versão que oferecia um período de experimentação gratuito. Os antivírus da Bitdefender e Kaspersky, para proteger um único PC, custam algo em torno de 70 reais por ano. As assinaturas anuais de Norton e McAfee já sobem para 100 reais – ainda assim, menos de 10 reais por mês.

Sendo assim, quem se deu bem foi a solução da Bitdefender. Além de estar entre as mais em conta do mercado, oferece vários recursos adicionais. Em segundo lugar, veio a Kaspersky, seguido muito de perto por um empate técnico entre Norton e McAfee.

CONCLUSÃO

De baixo para cima, a decisão do Laboratório Digital de Antivírus pago de 2016 ficou assim: em quarto lugar, a McAfee. Apesar de ser uma solução com bons resultados nos testes, na comparação com os outros softwares ela ficou para trás em praticamente todos os quesitos; principalmente nos mais importantes. Em terceiro lugar, mas já um patamar acima, ficou o Norton Security. É uma solução com ótimos resultados, relativamente rápida e de baixo impacto no computador. Falhou algumas vezes nos nossos testes de phishing. O legal do Norton é a promessa do fabricante: se você for infectado por algum vírus, eles devolvem seu dinheiro de volta.

Em uma disputa acirrada pela conquista dessa disputa, em segundo lugar, com louvor, ficou o Kaspersky Anti-Vírus 2017. A solução começou na frente, com a melhor interface de todas e uma instalação super rápida. O Kaspersky também se saiu muito bem no desempenho e no baixo consumo de recursos. Novamente, a decisão foi no detalhe.

Em primeiro lugar, o antivírus da Bitdefender, que realmente surpreendeu em todos os quesitos. Quer dizer, ele começou testando nossa paciência – foi a instalação mais demorada, mas depois fez valer o tempo investido. Além da eficácia superior e muito próxima dos 100%, a solução é que apresenta mais funções extras como uma que garante maior segurança nas transações financeiras online - e até em pagamentos de e-commerce -, controle para pais, controle de segurança da rede wi-fi e muito mais. O Bitdefender também é o mais rápido e leve dos quatro. A varredura é extremamente ágil e, mesmo a todo vapor, é praticamente imperceptível quando usamos o computador ao mesmo tempo. Uma vitória, pelo menos na nossa opinião, incontestável.

Esses são alguns dos melhores antivírus do mercado para Windows 10 - com qualquer uma dessas soluções, pode ter certeza, você estará 100% seguro. Existe uma infinidade de outros antivírus por aí, mas esses foram os escolhidos desta vez. Aproveite para nos dizer se sua opção for diferente; compartilhe seus comentários e já escolha também quais soluções pagas e gratuitas você quer ver aqui no Laboratório Digital em 2017. Vocês mandam!



RECOMENDADO PARA VOCÊ