'Hands on': experimentamos os novos BlackBerry Curve 9320 e 9220

Por Redação Olhar Digital - em 24/05/2012 às 13h20

  • Blackberry
  • Hands-on
  • review

Resumo: RIM aposta na integração a redes sociais e controle dos pais nestes dois modelos, que são direcionados para o público jovem
BlackBerry

Stephanie Kohn

De Cartagena, na Colômbia*

Nesta quarta-feira (23/05), a RIM apresentou à América Latina, durante evento em Cartagena (Colômbia), dois novos modelos de smartphones, o BlackBerry Curve 9320 e o BlackBerry Curve 9220. De acordo com o vice-presidente de gestão de produtos da empresa, Mathias Glanz, os aparelhos foram especialmente desenvolvidos para aqueles que estão adquirindo seu primeiro smartphone, por isso, a empresa apostou em integrações com as redes sociais e até em um sistema de controle de pais, que permite que os responsáveis pelos menores de idade controlem o uso deste celular. "Percebemos que, muitas vezes, o primeiro smartphone de um jovem é um BlackBerry, por isso, achamos que este sistema para os pais foi um grande jogada", comentou. 

O controle de pais funciona como qualquer configuração do aparelho, mas é protegido por uma senha. O responsável acessa o ícone e pode limitar, por exemplo, que seu filho receba chamadas de números que não estejam cadastrados na sua agenda. O recurso também limita acesso a certos apps como Facebook e Twitter ou até mesmo o navegador e as mensagens de texto. Com uma senha cadastrada no primeiro acesso ao recurso, os pais garantem que somente eles possam modificar as restrições.

Agora, a plataforma possui aplicativos nativos do Facebook e Twitter, além de contar com um app que agrega todas as informações das redes em um único lugar. Neste espaço, você pode checar as atualizações dos sites e postar mensagens simultâneas. Outros aplicativos, disponíveis na BlackBerry App World, também possuem integração com as redes sociais permitindo compartilhar suas atividades. O app de integração das redes tem uma interface fácil de usar e é uma mão na roda para quem tem diversos perfis em sites de relacionamento.

Outra funcionalidade disponível nos aparelhos é a rádio FM, que funciona normalmente como em qualquer outro celular, porém, produz um buffer das músicas, o que permite que você pause a canção para atender uma ligação e volte para o momento em que parou. Assim que você aciona o aplicativo de rádio, o smartphone pede para que você conecte os fones, que servirão como uma antena. No entanto, também é possível escutar as músicas no viva-voz, assim como salvar suas estações favoritas.

Reprodução

BlackBerry Curve 9220, o mais simples dos modelos

Parte da estratégia da RIM para atrair consumidores está na disponibilização de 9 apps gratuitos, que valem US$ 25. Entre eles está um aplicativo que traz estações de rádio do mundo todo e outro de edição (redimensionar e corrigir cores das imagens) de fotos pelo celular. Os aplicativos não trazem grandes novidades e, na verdade, nem aparentam custar tão caro. 

Iguais, porém nem tanto

As diferenças de um modelo para o outro são poucas, mas essenciais. Ambos possuem o botão de acesso rápido ao BBM, mas o Curve 9320 apresenta hotspot de Wi-Fi, 3G e câmera com flash de 3.2 megapixels. Já o 9220 fica um pouco atrás em todas estas funcionalidades. O aparelho mais simples é 2G, não permite compartilhamento de conexão de internet, não têm acesso rápido ao sistema de mensagens BlackBerry Messenger e sua câmera tem apenas 2 megapixels sem flash.

Reprodução

BlackBerry curve 9320, o mais completo dos modelos

Porém, mesmo com uma câmera mais poderosa, o 9320 deixa a desejar nas fotos, uma vez que o flash é bem fraco e a qualidade da imagem mediana. No entanto, o botão de acesso rápido ao BBM é bastante interessante, já que além de levar você rapidinho para o serviço de mensagem, também permite gravar mensagens de voz com apenas um comando. O recurso de hotspot, por sua vez, funciona como em outros aparelhos. Você permite o acesso de dispositivos como celular, notebooks e tablets e eles podem usar sua conexão inserindo sua senha. Até cinco usuários são permitidos.

O preço dos aparelhos e previsão de chegada no mercado serão divulgadas em junho.

*A jornalista viajou a convite da RIM.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais