'Metamateriais' podem permitir transmissão de energia wireless mais facilmente

Por Redação Olhar Digital - em 24/05/2011 às 10h06

  • Eletricidade
  • wireless

Resumo: Criado por pesquisadores da Universidade de Duke, material pode evitar que dispositivos sejam 'fritados' durante a recarga

Engenheiros da Universidade de Duke afirmaram em um estudo que metamateriais poderiam tornar mais fácil a transmissão de eletricidade wireless sem a interferência de microondas e lasers. De acordo com os pesquisadores, uma peça desse tipo de material poderia ser colocada entre a fonte de energia e o dispositivo para funcionar como uma ponte para facilitar a transmissão elétrica.

Pequenas quantidades de energia já podem ser transmitidas através de distâncias curtas, como em dispositivos de radiofrequência ou da tecnologia NFC (near field communication) que permite, por exemplo, o pagamento de contas através de smartphones. Apesar disso, transferências de maior escala, como por exemplo a energia necessária  para recarregar um celular, podem ser mais perigosas, já que microondas poderiam "fritar" o dispositivo no meio da recarga.

De acordo com o professor Yaroslav Urzhumov, um dos responsáveis pelo projeto, um metamaterial colocado no meio do caminho poderia funcionar como uma "lente", focando a energia em um ponto e evitando que ela se espalhe pelo ambiente.

Um exemplo desse metamaterial consistiria em uma série de laços de cobre e fibra de vidro, em um padrão semelhante a venezianas. Mas o material precisa ter uma forma específica para cada dispositivo de carregamento wireless disponível em um casa.


Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais