30 anos de emoticons

Por Redação Olhar Digital - em 19/09/2012 às 12h15

  • Computadores
  • e-mail
  • Internet

Resumo: Saiba como surgiu os sinais que utilizam uma sequência de caracteres para expressar emoções
Emoticons

Há 30 anos Scott Fahman, da Universidade de Carnegie Mellon, Pittsburgh (Estados Unidos), criou o primeiro emoticon da história. Segundo a BBC, o professor sugeriu em um fórum de discussão acadêmico que as pessoas utilizassem uma sequência de caracteres para determinar piadas: :-)
A intenção dele era diferenciar as mensagens irônicas das sérias.

O uso dos sinais logo foi adotado também em outras universidades e acabou saindo do meio acadêmico e se multiplicando, principalmente nos anos 1990, com a proliferação do acesso à internet e a popularização dos e-mails. Em uma recente entrevista ao jornal britânico The Independent, Fahlman, que ainda leciona na mesma universidade, afirmou que não esperava o sucesso de sua invenção.

"Foi um pouco de bobagem que eu introduzi [o emoticon] em uma discussão sobre física", disse. "Tomou dez minutos da minha vida. Esperava que meu comentário divertisse alguns dos meus amigos e que morresse ali", comentou.

O professor é um crítico da versão moderna dos emoticons, na forma das carinhas amarelas usadas principalmente em serviços de mensagens instantâneas. Para ele, estas representações são feias e limitam o desafio de tentar criar novas maneiras de expressar emoções usando caracteres.

Você é adepto dos emoticons? Fale para gente o que você acha desta invenção e aproveite para nos mostrar qual é o seu emoticon favorito. :)



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais