A internet inteira tem o peso de um... morango?

Por Redação Olhar Digital - em 10/11/2011 às 18h40

  • Curiosidades
  • e-Book
  • Internet
  • Matemática

Resumo: Os 75 a 100 milhões de servidores que suportam a web trazem dados que pesam apenas 50 gramas
Internet

Você sabe quanto pesa a internet? Parece impossível, mas a equipe de um canal de ciências no YouTube, chamado Vsauce, conseguiu chegar a um resultado: 50 gramas, ou o peso equivalente a um morango.

De acordo com o Daily Mail, esse número é o resultado do peso de todos os elétrons necessários para fazer a internet funcionar, ou seja, é o peso dos 75 a 100 milhões de servidores que a suporta, sem incluir os PCs. Se colocarmos os computadores pessoais na conta, o peso triplica. Mas, se contarmos apenas a informação que está armazenada na web, chegamos a um grão de areia. 

Michael Stevens, um dos responsáveis pela matemática, calculou o peso usando a estimativa de Eric Schmidt, presidente do conselho do Google. O executivo acredita que a internet possui cerca de 5 milhões de terabytes de informação. Então, ao cruzar essa informação com a quantidade de elétrons necessários para formar um único byte, foi fácil chegar a uma conclusão.  

Apesar do cálculo parecer coerente, ainda assim é extremamente difícil garantir qual é o peso exato da internet. Se quiser saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo abaixo.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais