A principal estratégia do grupo Anonymous parece mesmo ser desarticular a comunicação e a propaganda do Estado Islâmico. Nesta terça-feira, 17, os hackers anunciaram ter conseguido derrubar mais de 5.500 contas do Twitter ligadas à organização terrorista, à qual declararam guerra um dia antes.

“Nossa capacidade de derrubar o EI é um resultado direto de nossos sofisticados hackers, mineradores de dados e espiões que temos em todo o mundo”, disse Alex Poucher, porta-voz do Anonymous, à agência de notícias russa RT. “Eles nao têm hackers como os nossos”.

De acordo com ele, o grupo Anonymous possui agentes “muito, muito próximos” ao Estado Islâmico em campo, e que tem acesso a ferramentas eletrônicas que “podem ser melhores que as ferramentas de qualquer governo” para combater os terroristas pela internet.

Segundo um relatório da organização Foreign Policy, só neste ano, hackers do Anonymous já tiraram do ar cerca de 150 páginas da web ligadas ao Estado Islâmico. Além disso, o grupo denunciou também cerca de 100 mil perfis no Twitter, aguardando resposta da rede social.