Aplicativo de chat do Facebook fica mais parecido com a vida real

Por Redação Olhar Digital - em 07/05/2012 às 18h25

  • Aplicativos
  • Facebook
  • Messenger
  • Read receipts

Resumo: O app, agora, mostra também se seus amigos leram suas mensagens
facebook

O Facebook acredita que enviar mensagens via celular deveria ser como uma conversa cara a cara.  Por isso, está atualizando seus aplicativos para iPhone e Android. A novidade é que agora, você pode ver se alguém leu a sua mensagem. Em outras palavras, será possível saber se a pessoa leu o conteúdo e não quis responder, ou se leu e demorou para escrever algo.

Para Peter Deng, diretor de produtos da rede social, "é mais fácil do que usar o aplicativo do Blackberry" e funciona para conversas em grupo. Nestes casos, o aplicativo mostra algo do tipo: "Visto por usuário 1, 2 e 3" logo abaixo da mensagem enviada.

Peter diz que o foco é criar uma nova experiência em mensagens e que este é apenas o começo das atualizações desses aplicativos que fazem as conversas móveis parecerem mais reais. "O 'read receipts' [é o nome da nova função] com certeza cumprirá essa função, já que o usuário não precisará mais enviar um 'você recebeu?' na sequência, ou ficar pensando se alguém leu sua mensagem, ou se leu mas não respondeu".

As atualizações de hoje são pensadas nos celulares em primeiro lugar. Elas aparecerão primeiro nos aplicativos de chat dos celulares para só depois aparecerem na interface de web normal do Facebook. Isso indica o objetivo do Facebook de aos poucos deixar de ser uma empresa focada na "internet de computador".

Além dos recibos de leitura, o usuário também poderá ver o local ou cidade de onde a mensagem foi mandada se os seus colegas de chat estiverem com o GPS ativado. Isso significa que se você enviar, por exemplo, uma mensagem dizendo que já está na porta da casa de alguém, a pessoa poderá saber se você está realmente ali ou se enviou o texto com alguma antecedência. Do outro lado, será possível saber se a pessoa leu o seu recado ou se será necessário fazer mais um contato para não ficar esperando muito tempo na rua.

Para Peter, um dos maiores problemas com mensagens e conversas em grupo são os mal entendidos que acontecem porque você não pode ver as reações das pessoas. "Você manda uma mensagem flertando e, depois de alguns minutos sem resposta, você começa a pensar: 'Ah, não, sou tão horrível assim? Será que leram e detestaram?', quando na verdade  apenas não viram ainda".

Alguns vão pensar que ficará mais difícil ignorar as pessoas agora. Estão certos. O Facebook mantém a ideia de que você deve ser autêntico em suas próprias ações. Por isso, não tem como desligar o "read receipts", mas o Facebook permite que você esconda sua localização se é o tipo de privacidade que você deseja.

O Facebook ainda não comentou sobre colocar vídeos nos chats. Isso com certeza ajudaria a deixar as conversas ainda mais reais.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais