Apple tem mais lojas em um estado dos EUA do que em toda China

Por Redação Olhar Digital - em 04/07/2012 às 15h40

  • Apple
  • China
  • iPad

Resumo: Fabricante tem seis lojas no país que possui 1,3 bi de habitantes e oito estabelecimentos no estado com população de 12, 7 mi de pessoas

A Apple tem mais lojas na Pensilvânia (Estados Unidos) do que em toda a China, onde garante por 20% do seu faturamento, segundo informações da Reuters.

De acordo com a publicação, as seis lojas da Apple na China estão sempre lotadas e os compradores, muitas vezes, precisam esperar em longas filas para deixar o iPhone no conserto. Há quem durma na fila em dia de lançamento para poder revender os produtos novos.

A companhia californiana é conhecida pelo cuidado com as lojas próprias e disse caminhar a um ritmo lento na China, porque espera pelas melhores localizações. No entanto, a expansão no varejo chinês ficou bem aquém das metas da própria Apple.

Em 2010, o então vice-presidente de varejo da Apple, Ron Johnson, previu que a empresa teria 25 lojas na China até 2012. Mas, isto não acontenceu.

Com isso, a procura por produtos da Apple gerou um movimentado mercado paralelo de produtos vendidos por pessoas não autorizadas. E lojas que copiam as da Apple proliferaram nas cidades pequenas, que não contam com uma original.

O frenesi em torno da Apple deve aumentar ainda mais, agora que a companhia aceitou pagar US$ 60 milhões à chinesa Proview Technology para encerrar um processo pela marca "iPad" no mercado chinês, e poderá vender livremente o tablet na região.

A Apple tem duas lojas em Pequim, três em Xangai e uma em Hong Kong, sendo que o país possui 1,3 bilhão de habitantes. Representantes do governo chinês informaram no mês passado que a empresa planeja abrir outros dois estabelecimentos em Chengdu e Shenzhen. 

Já na Pensilvânia, estado norte-americano com população de 12,7 milhões de pessoas, são oito lojas, três delas somente em Pittsburgh.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais