As 10 notícias mais importantes da semana (02 a 06 de julho)

Por Redação Olhar Digital - em 06/07/2012 às 21h00

  • Olhar Digital

Resumo: Perdeu o que aconteceu de mais relevante nos últimos cinco dias? A gente ajuda a lembrar ou rever aquilo que mais chamou atenção

Nesta semana, cientistas descobriram a tão falada "Partícula de Deus", que pode colocar um fim sobre como todas as coisas no Universo se formaram - na visão da ciência. Também foram divulgadas as 80 cidades que farão parte do projeto-piloto Cidades Digitais, além de anúncios como o fim definitivo do ACTA e o retorno do Megaupload. Veja estas e outras notícias que mais chamaram a atenção.

1. Novas evidências da 'partícula de Deus': Cientistas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) descobriram uma nova partícula subatômica que pode ser o bóson de Higgs, a base da formação do universo. Duas equipes separadas trabalharam de forma independente no Cern com dados de experiências nas quais trilhões de partículas são atiradas umas contra as outras. Caçando minúsculas diferenças que revelem a existência do bóson, ambas chegaram a resultados semelhantes, dando confiança para o anúncio desta quarta-feira (04/07). Leia mais.

2. Máquinas infectadas sofrerão apagão na próxima segunda-feira (09/07): usuários com máquinas infectadas pelo malware DNSChanger devem ficar atentos: na próxima segunda-feira (09/07), o FBI vai desligar os servidores que disponibilizam internet para esses PCs contaminados em um apagão mundial. Leia mais.

3. Parlamento europeu rejeita ACTA: membros do Parlamento Europeu rejeitaram nesta quarta-feira (04/07) o ACTA, um acordo multilateral que promete endurecer radicalmente as regras antipirataria em todo o mundo. Segundo post publicado no site do próprio Parlamento, 478 deputados votaram contra, 39 a favor e 165 abstiveram-se. Leia mais.

4. Conheça as 80 cidades selecionadas para o projeto-piloto Cidades Digitais: o Ministério das Comunicações divulgou nesta segunda-feira (02/07), a lista dos 80 municípios selecionados para a fase piloto do projeto Cidades Digitais. O MiniCom aprovou as propostas de cidades em vários Estados brasileiros e também no Distrito Federal. Leia mais.

5. Operadoras de telefonia móvel não poderão mais vender celular bloqueado: o Tribunal Regional Federal 1ª Região (TRF-1) determinou na última sexta-feira (29/07) que empresas de telefonia celular, a partir de agora, estão proibidas de vender aparelhos bloqueados para os consumidores. Em caso de descumprimento da nova lei, as companhias terão de pagar uma multa de R$ 50 mil diários. Leia mais.

6. Tablets vão superar notebooks nos próximos quatro anos: os tablets vão continuar crescendo até que, em 2016, superarão as vendas de notebooks ao redor do mundo. A projeção da NPD DisplaySearch aponta que, no ritmo atual do crescimento da demanda por tablets, em apenas quatro anos eles vão superar os notebooks. Leia mais.

7. Saiba quais são as onze patentes que os dispositivos com Android infringiram: a batalha entre Samsung e Apple é antiga e se espalhou pelo mundo inteiro. As acusações de violação de patentes não são apenas da Apple, a Microsoft também alega que sua propriedade foi violada pela coreana. De acordo com o Business Insider, pelo menos onze patentes das duas empresas foram violadas pelo Android. Leia mais.

8. Megaupload vai voltar maior, melhor, mais rápido e de graça, afirma fundador: você tinha arquivos no Megaupload? Gostava do serviço? Então prepare-se: o site vai voltar ao ar em breve, muito maior, melhor e mais rápido. Quem deu o recado foi o próprio fundador, Kim Dotcom. O empresário publicou a informação em sua conta no Twitter em comemoração ao fim do SOPA, do PIPA e do ACTA. Leia mais.

9. Especialistas encontram brechas no texto do Marco Civil: nesta sexta-feira (06/07) se esgota o prazo para que os cidadãos opinem e peçam alterações no texto do Marco Civil da Internet, apresentado ao Congresso na terça-feira (06/07) pelo deputado federal Alessandro Molon. Apesar de considerado quase de forma unânime um avanço em relação à brecha legal que o Brasil tem hoje na área, o texto ainda possui algumas falhas perigosas, segundo dois advogados de importantes escritórios de São Paulo. Leia mais.

10. Google vai descontinuar mais cinco serviços nos próximos meses: continuando sua "limpeza", o Google anunciou na última terça-feira (03/07) que mais cinco serviços da empresa sairão do ar. Depois do Buzz e do Wave, os escolhidos da vez são o iGoogle, o Google Video, o Google Mini, Google Talk Chatback e o Symbian Search App. Leia mais.

Vale a pena ler

  • Dicas para tornar seu perfil no LinkedIn mais atrativo: para ajudar as pessoas a parar com essa história de se vender de forma mentirosa, a Forbes selecionou alguns dos maiores erros cometidos, além de dar dicas para que seu perfil no LinkedIn seja bem visto por todos, inclusive pelos recrutadores das empresas.
  • Dicas surpreendentes para consertar o celular danificado: quantas vezes você perdeu um celular porque o deixou cair na água ou a bateria simplesmente pifou? Acidentes vivem acontecendo e nem sempre nos melhores momentos, já que para comprar um novo aparelho é necessário desembolsar uma graninha. Pensando nisso, a Pitzi, empresa especializada em aparelhos celulares, divulgou três dicas valiosas que podem te ajudar na hora destes incidentes.
  • Três problemas cruciais que as empresas precisam consertar nos smartphones: a popularização dos celulares inteligentes não fez com que alguns problemas gritantes fossem solucionados. O site Digital Trends listou três dos principais problemas que afetam atualmente os aparelhos móveis, e que, mesmo com tanta tecnologia e ferramentas presentes nesses dispositivos, ainda dão dor de cabeça a muitos usuários.


Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais