AT&T desenvolve volante vibratório que pode substituir o GPS

Por Redação Olhar Digital - em 27/03/2012 às 12h21

  • AT&T
  • Automóveis
  • Carros conectados
  • Curiosidades

Resumo: O protótipo sinaliza curvas à esquerda criando padrões vibratórios no sentido anti-horário, e curvas para a direita, no sentido horário
Volante vibratórios

Dispositivos que podem tirar a atenção de um motorista, como celulares, tablets, rádios e até de navegação, são causas de diversos acidentes no trânsito. Para tentar diminuir esse número, o laboratório de testes da AT&T e a Carnegie Mellon University desenvolveram um volante vibratório que promete guiar o motorista de forma mais segura que os atuais aparelhos GPS.

O funcionamento do volante parece simples e, assim, os motoristas devem prestar mais atenção na estrada e menos em telas de diversos tipos. Ele possui 20 dispositivos vibratórios que agem individualmente. Assim, quando o padrão de vibração acontecer no sentido horário, o motorista tem que virar para a direita. Quando ele acontecer no sentido anti-horário, a rota é para a esquerda.

Testes foram feitos pelas duas instituições, utilizando simuladores de direção. Esse estudo mostrou que motoristas mais novos, com média de 25 anos, tiveram 3% mais concentração quando a nova ferramenta foi usada. Já motoristas mais velhos, com 65 anos em média, não obtiveram benefícios com essa técnica, mas uma outra - que aliava o volante vibratório com informações em áudio - promoveu um acréscimo de 4% de atenção quando eles estavam rodando pelas estradas, segundo o site Technology Review.

Os pesquisadores pretendem tornar o protótipo mais eficiente. Eles estudam um sistema que avise o motorista quando carros entrarem no chamado "ponto cego". Essa e outras ferramentas ainda estão em desenvolvimento.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais