B2G, sistema móvel da Mozilla, deve ganhar parceiros na MWC

Por Redação Olhar Digital - em 17/02/2012 às 10h54

  • Mozilla
  • MWC
  • Sistema Operacional

Resumo: Durante evento do mercado móvel, fundação quer apresentar seus aliados na tentativa de competir com Android, iOS e Windows Phone

A Mozilla quer entrar no mercado de sistemas operacionais móveis para competir com Android, iOS e Windows Phone e, segundo a CNET, deve apresentar nomes fortes que a apoiam durante o Mobile World Congress, que será realizado a partir do dia 27 de fevereiro em Barcelona.
 
A plataforma deve ser chamada Boot to Gecko (mas deve ser conhecida popularmente como B2G) e será construída inteiramente a partir da web - ela deve ser baseada na navegação por aplicativos a partir de um browser. Assim, o sistema deve receber forte apoio de desenvolvedores de web, que podem transferir com facilidade suas criações de desktops para o B2G.
 
A expectativa da Mozilla é que o sistema chegue ao mercado no segundo trimestre, porém, não há informação sobre empresas que estejam apoiando o projeto para colocá-lo em seus dispositivos móveis.

O B2G está sendo desenvolvido para, inicialmente, funcionar como uma opção para smartphones lançados com o Android. A Mozilla, porém, nega que ele seja uma modificação do sistema móvel do Google. 
 
De certa forma, o projeto pode ser considerado um equivalente do Chrome OS para celulares. O sistema operacional do Google funciona a partir de aplicativos web em notebooks, mais ou menos o que a Mozilla pretende fazer com o seu projeto. O desafio é adaptar algumas características de smartphones para um sistema construído a partir da internet, como a possibilidade de fazer ligações e receber mensagens SMS, por exemplo.
 
As ações da Mozilla em dispositivos móveis não são das mais eficientes. O Firefox para celulares foi barrado tanto no iOS quanto no Windows Phone, e o aplicativo é apenas mais uma opção entre vários browsers para Android. Assim, a Mozilla precisa apresentar grandes parceiros para mostrar que seu projeto de sistema móvel pode ser viável para os usuários.


Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais