Braço robótico ajuda pessoas com paralisia

Por Redação Olhar Digital - em 22/05/2012 às 10h32

  • Robótica

Resumo: Por meio de um chip que conecta o cérebro do paciente ao semi robô, é possível realizar simples ações como beber café

A ciência atrelada à tecnologia realmente pode ser uma combinação fantástica. Para quem possui limitações, no caso das paralisias corporais, um robô que execute os seus anseios pode ajudar, e muito, no dia a dia ao realizar simples tarefas como beber ou comer.

É o que mostra o site Geekologie com o exemplo da uma mulher que, há 15 anos, perdeu os movimentos dos braços e pernas. Mas, com a ajuda de um braço robótico, conseguiu voltar a tomar seu café da manhã sem necessitar de outras pessoas.

O legal é que o braço robótico funciona ao ser ligado a um pequeno chip, que reconhece o pensamento do usuário. A atividade elétrica de células cerebrais do paciente se transforma em comandos a serem executados pelos braços do robô.

O vídeo abaixo mostra esta e outras histórias semelhantes relatadas na revista Nature, e traz também depoimentos de John Donoghue, cientista da Brown University, e Leigh Hochberg, diretor da clinica BrainGate2.

 



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais