Carro elétrico e dobrável é apresentado na Europa

Por Redação Olhar Digital - em 30/01/2012 às 10h47

  • Automóveis
  • carro
  • Carro elétrico
  • Tecnologia

Resumo: Chamado de Hiriko, o carro possui 4 motores integrados nas rodas, não havendo necessidade de gasolina
Hiriko

Um novo automóvel foi apresentado na Europa, durante a European Commission de Bruxelas, e promete ser o alívio para aqueles que nunca acham vagas nas ruas para estacionar seu carro. Chamado de Hiriko, o veículo é elétrico e dobrável.

Quando o carro está dobrado, ele ocupa 1/3 do espaço que um carro convencional ocuparia. Ele também possui 4 motores elétricos, um em cada roda, não havendo necessidade nenhuma de gasolina, transmissão e caixa de marchas. É isso que permite que a traseira do carro escorregue para dentro.

Reprodução

Além do design, é claro, o carro também precisa andar bem. E, segundo o site Future of Tech, o Hiriko possui 100km de autonomia.

Reprodução

Tim Urquhart, analista da empresa IHS Global Insight, diz que os carros Hiriko têm baixo valor, baixo custo e "portanto, baixa margem de lucro". Cada veículo custará cerca de 12,5 mil euros (cerca de R$28,7 mil).

Cidades como Hong Kong, São Francisco e Berlim já demonstraram interesse em experimentar o carro em suas ruas. Por enquanto, o Hiriko será testado apenas em Malmo, 3ª maior cidade da Suiça.


Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais