Cientistas americanos criam tapete voador

Por Redação Olhar Digital - em 05/10/2011 às 11h10

  • inovação
  • Online
  • projeto
  • Robótica

Resumo: Folha de plástico se move a um centímetro por segundo e parece planar no ar

Cientistas da Universiade de Princeton, em Nova Jersey (Estados Unidos), construíram uma espécie de tapete voador, assim como no filme da Disney, Alladin. Segundo a  BBC, o protótipo é feito com uma folha de plástico de dez centímetros. 

O mecanismo do equipamento funciona da seguinte forma: correntes elétricas conduzem pequenas massas de ar para baixo do tapete e, assim, a folha de plástico plana no ar e se movimenta a um centímentro por segundo. 

O criador do projeto, Noah Jafferis, disse ter se inspirado em um trabalho de matemática que leu no início do seu curso de PhD. De acordo com ele, o simples processo de incorporar sensores a cada pedaço do tapete levou cerca de dois anos. Ainda foi necessário testar o comportamento do material para evitar que, com altas frequências de energia, ele se deformasse.

Jafferis lembra, no entanto, que o protótipo tem limitações e só funciona a bateria ou plugado na tomada. A equipe de cientistas que está trabalhando no projeto quer incorporar energia solar na invenção para alcançar maiores distâncias.

Assista abaixo ao vídeo de demonstração.

 



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais