Cinemagraphs: GIFs transformados em fotos vivas!

Por Redação Olhar Digital - em 05/10/2011 às 18h20

  • Adobe
  • Animação
  • Comportamento
  • Cultura

Resumo: Fotografias com pequenos detalhes em movimentos conquistam o mundo da moda

Esqueça tudo o que você já viu quando o assunto é criatividade em fotografias. As animações feitas pelo designer Kevin Burg e a fotógrafa Jamie Beck se mostraram verdadeiras obras de arte dos tempos modernos.

As fotos, disponibilizadas no Tumblr From Me To You, foram batizadas de "cinemagraphs" (algo como "cinemagráficos", em português) e são, na verdade, GIFs animados. No entanto, o que chama atenção é que só é possível ver alguns detalhes em movimento na imagem, que dão ao retrato uma ideia de "fotografia viva".

O casal responsável pelas criações atraiu uma lista de marcas e editoras interessadas no projeto. Beck, que cuida da parte de moda do site, diz se inspirar em atrizes como Audrey Hepburn e Grace Kelly para criar os cenários. Já Burg atua mais na parte ténica, em especial, o design e desenvolvimento das "cinemagraphs".

A primeira arte do casal, intitulada "Les Tendrils", foi desenvolvida para a grife da estilista novaiorquina Kaelen Farncombe, em 13 de fevereiro de 2011 (foto abaixo). A animação foi a responsável pelo sucesso da dupla que, desde então, não parou de criar. Trabalharam na semana de moda de Nova York, produziram uma série de seis cinemagraphs com a modelo Coca Rocha para Oscar de la Renta e fotografaram uma das campanhas mais recentes da marca Juicy Couture. 


Produção das cinemagraphs

Para criar uma cinemagraph, Burg e Beck se focam na animação de um único objeto: pode ser uma corrente pendurada no pescoço ou uma colher em movimento, por exemplo. Já no estúdio, a dupla cria um efeito de luz e usa ventiladores para despentear os cabelos e roupas das modelos. Beck dirige a câmera - uma Canon D5 Mark II -, enquanto Burg controla os adereços que produzem a animação.  Fotografar um cinemagraph leva o mesmo tempo que tirar uma foto comum, mas o processo de edição geralmente leva um dia. A partir daí, eles importam e editam os arquivos no Adobe Photoshop e After Effects.

Confira abaixo uma galeria de imagens. E ficou com vontade de fazer imagens animadas? Clique aqui e veja como é possível criar as suas próprias!

 



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais