Ao instalar um novo programa, você simplesmente vai clicando em “avançar” sem ler nada do que aparece na tela? Se você faz isso, é bem provável que o seu computador tenha muitos softwares indesejados, que foram instalados com o seu consentimento, mas sem que você percebesse. 

Barras estranhas no navegador, atalhos desconhecidos na sua área de trabalho e até mesmo programas desconhecidos que se iniciam junto com o computador: todos eles podem acabar sendo instalados discretamente enquanto você instala outro aplicativo. Além de encherem o saco, eles também acabam ocupando espaço e deixando o computador mais lento. E removê-los pode ser mais difícil do que você imagina.

Felizmente, isso é possível e, em alguns casos, relativamente fácil. Abaixo, listamos alguns passos para garantir que esses programas (como o Ask, o Hao123 e o Babylon) não fiquem gastando espaço, RAM e poder de processamento do seu computador. Confira.

1. Tente desinstalar o programa normalmente

publicidade

Reprodução

Para isso, abra o menu de configurações do Windows (o ícone de engrenagem no Menu Iniciar) e clique em “Sistema”. Na janela que se abre, do lado esquerdo, selecione “Aplicativos e recursos”, desça a lista até achar o programa que você quer remover e clique em “Desinstalar”. Depois, é só seguir os passos que aparecem na tela.

2. Remova extensões de seu navegador

Alguns desses programas indesejados se instalam como extensões do seu navegador, e é necessário então removê-los por lá.

No Chrome, basta clicar no ícone de menu (as três bolinhas no canto superior direito da tela), selecionar “Configurações” e, em seguida, clicar em “Extensões” (no canto superior esquerdo). Depois, olhe na lista para encontrar as extensões indesejadas e, para removê-las, clique no ícone de lixeira ao lado delas:

Reprodução

No Firefox, clique no ícone de menu (três linhas horizontais no canto superior direito), selecione a opção “Add-ons” e em seguida clique em “Extensions” no canto superior esquerdo da página. Encontre na lista a extensão que você quer remover e selecione “Remove”:

Reprodução

3. Restaure seu navegador

Se você não conseguir eliminar o programa pela lista de extensões, uma solução pode ser restaurar o navegador às configurações padrões. Isso eliminará o programa indesejado, mas também apagará seus dados, senhas salvas e histórico de navegação.

Para fazer isso no Chrome, clique no ícone de menu (as três bolinhas no canto superior direito) e selecione “Configurações”. Desça até o fim da tela e clique em “Mostrar configurações avançadas”. Desça novamente até o fim e clique em “Redefinir configurações”. Será necessário confirmar a escolha. 

Reprodução

No Firefox, vá no menu (três linhas horizontais no canto superior direito), selecione “Ajuda” clicando no ícone de “?” e vá em “Troubleshooting Information”. Na página que se abre, selecione “refresh Firefox”. 

Reprodução

4. Faça uma varredura contra esse tipo de programa

Alguns dos programas maliciosos que se instalam dessa maneira se chamam “AdWares”, pois ficam enchendo seu computador de propagandas. Eles são tão comuns que já existem programas destinados especialmente a varrer seu computador contra esse tipo de software. Um deles é o AdwCleaner, que pode ser baixado por meio deste link. Após baixá-lo e instalá-lo, basta rodar o programa, clicar em “verificar” e, depois da varredura, excluir os itens indesejados.

5. Instale um desinstalador especial

De vez em quando, o detector de programas pode não conseguir desinstalar um software. Nesses casos, pode ser útil baixar um programa separado para realizar a desinstalação. Um deles é o CCleaner, que dentre suas funções conta com um removedor de programas. A versão gratuita dele pode ser baixada por meio deste link. Depois de baixar e instalar o CCleaner, abra o programa, selecione a opção “Ferramentas”, depois “desinstalar programas” e escolha da lista o programa a ser desinstalado.