Conheça o Axis, o navegador do Yahoo!

Por Redação Olhar Digital - em 24/05/2012 às 12h05

  • browser
  • Navegadores
  • Yahoo!

Resumo: Portal entra no mercado de browsers com aplicativo que junta busca à barra de endereços e mostra preview do site em tempo real

O Yahoo! anunciou a entrada na guerra dos browsers e lançou o navegador Axis, que chega com versão para desktop e dispositivos iOS, e oferece busca mais visual e integrada.

No iPhone e no iPad, o Axis é um navegador separado, enquanto as versões de desktops funcionam como extensão para Chrome, Firefox, IE e Safari. Ao instalar o plugin, uma barra de busca surge na parte inferior da tela, e é lá que a navegação do Axis acontece.

O Axis integra a busca do Bing à barra de endereços e mostra um preview dos principais resultados que aparecem nos mecanismos de pesquisa em tempo real.

Reprodução 

Ele é integrado a todos os dispositivos acessados pelo usuário. Assim, é possível transferir a navegação do iPhone para o PC com facilidade, retomando as páginas abertas, além de sincronizar os favoritos em todos os aparelhos.

Segundo Ethan Batraski, do Yahoo!, o objetivo do Axis é eliminar o passo intermediário das buscas tradicionais da web - que seria o acesso a um site com os resultados. A ideia do navegador é que os resultados apareçam instantaneamente enquanto o usuário digita o que quer procurar.

Falha

Poucas horas após o lançamento do navegador, o pesquisador Nik Cubrilovic encontrou a primeira falha de segurança no Axis - especificamente na extensão para o Chrome.

Um erro permitia que o arquivo de certificação de privacidade fosse vazado, tornando o navegador vulnerável a fraudes e possibilitando a criação de extensões falsas. "A principal implicação é que pode ser feita uma extensão maliciosa para capturar todo o tráfego na web, incluindo senhas", disse Cubrilovic.

Assim que o Yahoo! ficou sabendo da falha, tirou a extensão do Chrome do ar e, minutos depois, disponibilizou uma versão corrigida.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais