Conheça o mapa da internet

Por Redação Olhar Digital - em 30/07/2012 às 10h07

  • Brasil
  • Google
  • Internet

Resumo: Página organiza mais de 2 milhões de links sobre 350 mil sites. No Brasil e no mundo, o Google é o destaque

Se a internet fosse uma galáxia, este seria o mapa capaz de mostrar os planetas contidos nela. O site "The Internet map" foi criado por Ruslan Enikeev e reúne informações de 196 países (incluindo o Brasil) e todas as zonas de domínio.

Trata-se de uma imagem gerada a partir da rede global no final de 2011, quando era composta por um número superior a 350 mil sites. São mais de 2 milhões de links entre as páginas.

Cada site aparece como um círculo, cujo tamanho varia conforme seu tráfego. E a ligação das páginas é o que determina o espaço que haverá entre elas. Por exemplo: se os internautas costumam pular do Google para o Facebook e vice-versa, os dois aparecerão mais próximos no mapa.

É possível analisar a figura em escala global ou, então, filtrar a partir de países e zonas. No primeiro caso, os destaques são google.com, facebook.com, youtube.com, yahoo.com e live.com - todos muito próximos. Aqui no Brasil, os principais são google.com.br, uol.com.br, globo.com, terra.com.br e ig.com.br.

"A rede global de internet é um fenômeno da civilização tecnológica, e sua complexidade excepcional supera qualquer coisa que a humanidade já criou", diz Enikeev. "Em essência, o que estamos tratando aqui é uma enorme quantidade de informação totalmente desestruturada. O 'Internet map' é uma tentativa de olhar para a estrutura oculta da rede, entender sua escala colossal, e examinar o que é impossível compreender a partir dos números das estatísticas."

Clique aqui para conferir o site. 


Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais