Conheça o novo carro autônomo do Google

A Waymo, uma nova divisão do Google voltada para carros autônomos, divulgou hoje o seu veículo. Trata-se de uma versão modificada da minivan Pacifica Hybrid, da Chrysler. Em parceria, o Google e a Fiat Chrysler Automobiles produzirão 100 desses veículos.

O automóvel foi equipado com uma série de sensores e sistemas de visão de máquina para lhe dar a capacidade de dirigir sem auxílio de humanos. As duas empresas precisaram trabalhar juntas por cerca de seis meses, realizando uma série de modificações no carro para que ele se tornasse compatível com esses equipamentos.

Reprodução

Aprendendo a andar

Segundo John Krafcik, o CEO da Waymo, foi necessário modificar desde o chassi do carro até sua embreagem e a parte elétrica para acomodar o sistema. Isso porque os equipamentos que permitem ao carro dirigir autonomamente têm um peso maior do que ele foi feito para acomodar originalmente. Fora isso, esses equipamentos têm uma demanda de eletricidade muito maior do que aquela para a qual o carro foi projetado.

Em um post no Medium, Krafcik explicou que o carro passou por mais de 200 horas de testes em "condições extremas de meteorologia". Ainda de acordo com a Chrysler, carros autônomos têm o potencial de prevenir boa parte do 1,2 milhão de mortes que ocorrem por ano nas estradas; destas, 94% são causadas por erro humano, segundo a empresa.

Reprodução

De acordo com o Engadget, o Pacifica é um veículo híbrido - em outras palavras, usa uma combinação de energia elétrica e combustível para se mover. No entanto, ele deve ser capaz de rodar cerca de 50 quilômetros usando apenas eletricidade, o que pode ajudá-lo a chegar a um posto de gasolina sem parar no meio da estrada.





RECOMENDADO PARA VOCÊ