Engenheiros criam mãos robóticas com tato

Por Redação Olhar Digital - em 25/06/2012 às 18h25

  • Curiosidades
  • Robôs
  • Robótica

Resumo: As mãos do robô são equipadas com sensores de toque que permitem a percepção dos materiais tocados por meio de vibrações
Mãos robóticas com tato

Engenheiros da Escola de Engenharia Viterbi, filiada à Universidade do Sul da Califórnia (Estados Unidos), construiram mãos robóticas capazes de diferenciar texturas. De acordo com a BBC, as mãos são equipadas com sensores de toque, chamados de BioTac, que usam algoritmos inteligentes, capazes de selecionar, monitorar e interpretar o que detectam com seus dedos mecânicos.

Os dedos robóticos têm o mesmo tamanho de um dedo humano e "impressões digitais" na superfície que conseguem sentir texturas. Estas impressões digitais permitem a percepção dos materiais tocados por meio de vibrações. Quando o dedo, coberto com uma "pele" flexível cheia de fluído, passa sobre uma textura, vibra de diferentes maneiras. Essas vibrações são capturadas por um transmissor de som localizado dentro dos dedos de metal.

Assim, a mão robótica detecta o tipo de textura, a forma e as propriedades térmicas do objeto, com mais precisão do que o dedo humano. Segundo os desenvolvedores, ela pode detectar 117 materiais comuns com uma precisão de 95%.

Os criadores dizem que a tecnologia pode ser útil na fabricação de próteses equipadas com o sentido do toque. O projeto foi financiado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos para desenvolver melhores mãos protéticas para amputados.

 



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais