Estudo: mensagens de texto são mais sinceras que conversas

Por Redação Olhar Digital - em 18/05/2012 às 15h34

  • estudo
  • SMS

Resumo: Pessoas costumam revelar informações pessoais com mais facilidade via SMS do que em conversas, segundo pesquisadores

Por mais que uma conversa ao vivo pareça mais autêntica do que pequenos caracteres trocados em uma conversa por SMS, as pessoas são mais sinceras nas mensagens de texto, segundo um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, publicado no Technolog.

Em questões mais pessoais, a resposta imediata de uma conversa ao vivo pode não ser muito sincera. Já nas mensagens de texto, com a possibilidade de pensar bem antes de enviar, a resposta é mais sincera.

"Nossos resultados preliminares sugerem que as pessoas preferem falar informações mais delicadas via mensagens de texto do que em conversas de voz", escreveram os pesquisadores. Eles acreditam que o tempo para pensar antes de enviar uma mensagem faz com que a pressão pela resposta diminua, o que as torna mais sinceras.

Os pesquisadores admitem que o resultado é surpreendente, e que eles achavam que usuários temiam revelar informações delicadas em mensagens, já que um registro do que foi falado poderia ser lido por outras pessoas.

Eles também apontam a distância da outra pessoa através da mensagem como uma forma de incentivo do uso delas para revelar informações. Segundo os pesquisadores, quando você está com a outra pessoa ao vivo ou mesmo por telefone, a reação dela à sua resposta é imediata, e isso não ocorre nas mensagens.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais