EUA começam a pedir informações de redes sociais para visto americano

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos aprovou uma proposta que permite aos órgãos voltados à segurança e à imigração no país pedirem informações de redes sociais no preenchimento de vistos e autorizações de viagens.

Assim, ao preencher documentos requerendo a permanência nos EUA, os estrangeiros vão encontrar agora um campo que pede que sejam inseridas informações sobre “sua presença online”, como mostra a imagem abaixo.

A ideia da medida é ajudar a identificar ameaças terroristas e não deve afetas os cidadãos de países que não precisam de visto para entrar no território americano.

A proposta, desde o início, sofre uma série de críticas devido aos riscos de invasão de privacidade. A American Civil Liberty Union, por exemplo, já se mostrou preocupada com os riscos de uma “discriminação mais severa com comunidades árabes e muçulmanas” e com pessoas com nomes e sobrenomes relacionados a essas comunidades. A preocupação é que os “nomes de usuários, mensagens, contatos e redes sociais sejam expostos a um intenso escrutínio”, como relata a organização.

Via Engadget





RECOMENDADO PARA VOCÊ