EyeMusic ajuda cegos ao transformar padrões visuais em música

Por Redação Olhar Digital - em 23/07/2012 às 09h30

  • inovação

Resumo: Dispositivo escaneia imagens de objetos e os reinterpreta em sons e instrumentos diferentes

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Jerusalém, em parceria com acadêmicos do Instituto do Cérebro de Natal, criou um dispositivo que pode ajudar o deficiente visual a voltar a "ver" usando a música. O óculos não-invasivo desenvolvido pelos cientistas se chama EyeMusic e cria padrões musicais que ajudam o cego a perceber com mais exatidão o ambiente à sua volta.

O EyeMusic escaneia uma imagem da esquerda para a direita e reinterpreta as cores do objeto em notas graves e agudas, representando os tons com instrumentos musicais diferentes. A cor azul, por exemplo, é sinalizada pelo estompido de um trompete, enquanto a vermelha é caracterizada pelo som dos órgãos usados nas músicas de reggae. Quando mais brilhante é objeto, mais alta é a música.

"Demonstramos que o EyeMusic pode ser usado, depois de pequenos períodos de treinamento, para guiar os movimentos de pessoas cegas", explicam os pesquisadores Shelly Levy-Tzedek e Amir Amedi.  Os resultados do estudo foram publicado em uma edição do jornal acadêmico Restorative Neurology and Neuroscience (Neurologia Restaurativa e Neurociência).  

Para saber mais, acesse o site oficial da iniciativa



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais