Fakegram? Malware é camuflado em app falso do Instagram para Android

Por Redação Olhar Digital - em 19/04/2012 às 18h30

  • Android
  • Aplicativos
  • Crimes digitais
  • Google

Resumo: Com o malware em seu smartphone, aparelho envia SMSs sem que você perceba. Dessa vez, foi obra dos russos
Cuidado: app falso do Instagram para Android contém malware que envia SMSs sem você saber

Com a onda de downloads feitos após o lançamento do Instagram – que foi comprado pelo Facebook por US$1 bilhão – para o sistema operacional Android, da Google, os cibercriminosos enxergaram uma oportunidade para atacar. Crackers russos criaram um cópia falsa do aplicativo que contém malwares!

Segundo o Sophos, site de segurança virtual, tenha cuidado ao baixar o aplicativo para o Android fora da Google Play, loja de aplicativos da empresa. O site diz que há risco de ele trazer para seu smartphone um malware que envia mensagens de textos sem que você perceba.

Reprodução

(Aplicativo pedindo sua permissão para acessar aplicações, incluindo seus SMSs)

Uma pista valiosa para você saber se o aplicativo está ou não infectado, é verificar se a foto abaixo está presente. O Sophos explica que várias delas estão espalhadas por arquivos .APK "na esperança de que ferramentas de antivírus mais rudimentares sejam enganadas no processo de reconhecimento de malwares", diz Grahan Cluley, consultor da Sophos.

Reprodução

(Foto está espalhada por arquivos .APK para enganar sistemas de antivírus mais antigos)

Ainda não se sabe como o malware ajuda os crackers a ganharem dinheiro. Porém, já é de conhecimento, a técnica que a infecção faz para que o aparelho envie SMSs que cobram por mensagem enviada, enchendo os bolsos dos criminosos.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais