Ficar muito tempo sentado diminui suas expectativas de vida em até dois anos

Por Redação Olhar Digital - em 11/07/2012 às 09h00


Resumo: Estudos comprovam que, mesmo com práticas de exercício, ficar sentado por mais de três horas por dia diminui suas perspectivas de viver

Se você está lendo esta notícia sentado, então é melhor ficar atento. Um novo estudo publicado na revista BMJ Open afirma que ficar sentado por mais de três horas ao dia reduz sua expectativa de vida em cerca de dois anos, mesmo com práticas regulares de exercício físico. Os números aumentam para mais 1,4 anos se você assiste TV enquanto está sentado.

O relatório da BMJ Open ressalta a importância de reduzir comportamentos sedentários para aumentar a perspectiva de vida das pessoas. Além disso, uma outra pesquisa, desta vez do Instituto Sax da Austrália, verificou que, mesmo com exercícios e atividades físicas, ficar sentado várias horas por dia pode trazer ao usuário uma morte prematura.

Um outro estudo entrevistou 123 mil americanos e comprovou que a taxa de morte para os homens que passam seis ou mais horas sentados por dia foi 20% superior àqueles que se sentavam por três horas ou menos, diariamente. Já nas mulheres, a diferença foi o dobro (40%).

Então qual é a solução?

Sabemos que muitos trabalhos estão cada vez mais segmentados e exigem menos esforços dos profissionais. Mas como fazer para se mover sem sair do local de trabalho? Os especialistas sugerem que a cada 15 minutos você levante e faça alguma caminhada rápida pela empresa, além de se espreguiçar. Outra dica é buscar ajuda nos videogames, como o Wii e o Kinect do Xbox 360.

O console da Nintendo, por exemplo, oferece a Wii Balance Board, uma espécie de balança que pode calcular o índice de massa corporal (IMC) do jogador e sua altura, além de ser a base para a rea



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais