Firefox ganhará versão conceitual para o Windows 8

Por Redação Olhar Digital - em 13/02/2012 às 17h25

  • Firefox
  • Microsoft
  • Mozilla
  • Windows 8

Resumo: Novo projeto da Mozilla Foundation visa adaptar o navegador para a interface "Metro", que deve eliminar o botão "Iniciar"

A Microsoft parece estar séria quanto à questão da troca do menu "Iniciar" por uma interface de apelo mais visual. A nova GUI (graphical user interface, ou "interface gráfica de usuário") do Windows 8 deve mesmo eliminar o visual do sistema operacional como conhecemos até a versão "7". No lugar, a empresa liderada por Steve Ballmer utilizará o que batizou de "Metro", com uma exibição em "blocos" (tile grid).

E, como toda nova interface, a adaptação de tecnologias atuais é uma necessidade óbvia. No caso do Metro, a Mozilla Foundation já está se adiantando e anunciou, ainda para 2012, o lançamento de uma versão conceitual do navegador Firefox para o visual do Windows 8. Um documento da Mozilla Foundation, veiculado pela CNET, fala sobre o projeto:

"Firefox on Metro, assim como todos os outros aplicativos para a interface, será exibido em fullscreen, com foco em interações de toque, e conectado a todo o ecossistema Metro por intermédio de contratos com o Windows 8" - para "contratos", o documento fala de um mecanismo que permite a um software transferir para outro as funções primárias, como abrir uma página da Web ou compartilhar arquivos multimídia.

Haverá também um suporte para que o usuário troque pela versão clássica, mas existe uma consequência: essa parte "clássica" só funcionará caso o Metro não esteja trabalhando em conjunto com o Firefox.

Conte-nos: qual é a sua expectativa para o Windows 8? Acredita que ele pode chegar mais longe que seu antecessor? Ou seria ele o "novo Vista"?


Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais