Ford embarca a tecnologia em seu novo modelo da EcoSport

Por Redação Olhar Digital - em 23/04/2012 às 16h51

  • Automóveis

Resumo: Planta de Camaçari (BA) produzirá unidades 100% nacionais
EcoSport

Fernanda Miranda

Camaçari/BA *

A Ford lançou oficialmente, neste fim de semana, o novo modelo do carro Ford EcoSport. A nova versão, 100% automatizada, demorou 3 anos para ser concluída e deve chegar ao mercado custando a partir de R$ 55.000,00, de acordo com o site Interpress Motor. Apesar de ser vendido em cerca de 100 países e fabricado também na China e Índia, grande parte do projeto foi desenvolvido em solo brasileiro.

A tecnologia é fator presente em vários aspectos do carro. A conectividade com o sistema SYNC (patenteado pela Microsoft) é uma delas. Com essa função, tanto o motorista quanto os passageiros podem atender ligações telefônicas sem o uso das mãos, além de controlar o rádio e outros acessórios com comandos de voz. O carro também possui compatibilidade com Bluetooth, MP3 e iPod. A tela de LCD possui 3,5 polegadas e já é oferecida, de fábrica, com computador de bordo. Sensores de chuva, acendimento automático de faróis, partida sem a utilização de chave e assistência de partida em aclives também foram adicionados à nova versão.

Reprodução

Para quem mora em cidades muito montanhosas, o assistente de partida em aclives é uma boa ajuda. "Com essa tecnologia priorizamos e matemos a estabilidade, um quesito essencial na segurança", completou o engenheiro chefe do EcoSport, Alexandre Machado, durante a coletiva de imprensa nesta manhã de segunda-feira (23/04) na fábrica de Camaçari (BA). O executivo acrescentou também que o novo sistema de airbags é bem mais econômico do que o das versões anteriores. "Pensamos em todos os detalhes que mais tiveram retorno dos nossos clientes na hora de optarem por este modelo".

Reprodução

Investimentos

Se antes era associado a um jipe, hoje a robustez e inovação tecnológica prevalecem no novo modelo que tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2012. De acordo com o diretor de engenharia da Ford, Marcio Alfonso, o carro foi projetado para 10 anos de uso intenso. Além disso, toda a operação da Ford para o modelo EcoSport gera atualmente 8.500 empregos diretos e 90 mil indiretos. "Exportamos 20% do nosso volume. Outra grande vantagem: temos o único porto privativo", ressalta o executivo. A Ford está investindo cerca de 2,8 bilhões de reais entre os anos de 2011 e 2015 e pretende aumentar sua capacidade de produção para 300mil veículos por ano com este lançamento.

* A jornalista viajou a convite da Ford Brasil.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais