GIFs completam 25 anos nesta sexta-feira (15/06)

Por Redação Olhar Digital - em 15/06/2012 às 17h06

  • Internet

Resumo: Mesmo com o avanço da tecnologia e surgimento de novas extensões para fotos, essas imagens sobreviveram e continuam populares pelo mundo

Hoje é uma data importante para o mundo das imagens. Isso porque o Graphics Interchange, ou apenas GIF, comemora 25 anos de existência nesta sexta-feira (15/06). A extensão foi desenvolvida primeiramente pela CompuServe, com o objetivo de criar uma imagem leve e de qualidade, e é capaz de suportar animação e até 256 cores diferentes.

Mesmo com o avanço da tecnologia e surgimento de novas extensões para fotos, essas imagens sobreviveram e continuam populares pelo mundo, principalmente no formato animado. Mas qual é o motivo disso?

Nos primórdios da web, os GIFs animados ganharam espaço em sites pessoais com animações de "em construção", "bem-vindo", bandeiras de países se movendo, entre outros. Aos poucos, esses sites foram evoluindo e abandonaram os GIFs, mas isso não foi o fim do formato.

Patrick Davison, do MemeFactory, explica que a popularidade do formato voltou a crescer nos últimos anos. "Lá para 2007 ou 2008 as pessoas perceberam que podem usar GIFs para diversas coisas. Por isso temos tantos GIFs hoje, e eles são usados para vários fins", explicou.

Já TopherChris, do Tumblr, acha que as cenas rápidas geradas pelos GIFs animados têm influência na sua popularidade. "Humanos realmente gostam de repetição, e às vezes quanto mais você assiste alguma coisa, mais ela fica engraçada", disse. Para ele, é isso que faz com que o formato seja tão usado na web mesmo com 25 anos de idade.

Recentemente, GIFs animados ganharam um tom artístico. O Cinemagraph, por exemplo, criado por Kevin Burg e Jamie Beck, é uma série de fotografias com pequenos movimentos. "Acho que existem oportunidades para mostrar coisas que as pessoas nunca viram antes, de mostrar momentos que podem existir para sempre", contou Burg.

Todas essas entrevistas podem ser vistas no documentário Animated GIFs: The Birth of a Medium. Produzido pelo grupo PBS Arts, o vídeo conta um pouco da história da extensão.

Entre os Tumblrs brasileiros que mais fazem sucesso usando GIFs estão o Como eu me sinto quando e o Jornalices. O primeiro expõe situações um tanto... constrangedoras do nosso dia a dia, para mostrar como as pessoas realmente se sentem diante delas. Já o segundo retrata como jornalistas se sentem em alguns momentos. Ambos os blogs, claro, são bem engraçados.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais