Google anuncia (poucas) novidades para Maps e Earth

Por Redação Olhar Digital - em 06/06/2012 às 15h10

  • 3D
  • Android
  • Google
  • Google Earth

Resumo: As novidades incluem mapas digitais disponíveis offline e novas imagens do Google Earth em 3D para iOS e Android
Google Maps

Nesta quarta-feira (06/06), o Google anunciou algumas novidades para o Google Maps. O evento, que foi bastante comentado nas últimas semanas, não apresentou recursos tão inovadores quanto o público esperava. Durante as palestras, executivos falaram mais sobre a história e evolução dos serviços de mapas da companhia do que exploraram as novas ferramentas. 

A gerente de produção do Google, Rita Chen, subiu ao palco para mostrar a versão offline do Google Maps. Segundo ela, a resolução das imagens permanecem excelentes e o serviço se mantém impecável, pois o usuário pode escolher uma área do mapa que quer visitar e gravá-lo no seu dispositivo para não depender da conexão. O GPS e a bússola funcionam normalmente nesta versão, ou seja, o ponto azul que indica sua localização no mapa continua aparecendo nos momentos offline.

Já o Google Earth recebeu atualizações de imagens, de acordo com Peter Birch, diretor de produção do serviço. Nas próximas semanas, usuários de Android e iOS poderão "sobrevoar" cidades em 3 dimensões. Em uma demo apresentada durante o evento, o executivo passeou pelo centro de São Francisco (Estados Unidos) usando os dedos e exibiu detalhes da cidade dando zoom nas imagens. A expectativa, segundo Birch, é que até o fim do ano 300 milhões de pessoas vejam seus bairros e ruas em 3D. Para isso, a companhia vai utilizar os já conhecidos mecanismos de captação de imagens como os carros, bicicletas, barcos e carrinho para neve com câmeras de alta resolução, além de uma novidade: uma espécie de capacete que fotografa o mundo através da perspectiva humana. 

Aparentemente, o medo da Apple anunciar um inovador serviço de mapas fez com que a gigante de buscas exaltasse as novidades do Maps apenas para chamar a atenção do público. A fabricante do iPhone fará sua conferência para desenvolvedores (WWDC 2012) no dia 11 de junho e, segundo boatos, lançará um serviço de geolocalização e mapas para seus sistema operacional iOS.

Para quem quiser conferir a apresentação completa do Google, clique aqui.

Reprodução
Capacete de captação de imagens




Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais