Google derrota Xuxa no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Por Redação Olhar Digital - em 29/06/2012 às 11h00

  • Buscadores
  • Google
  • justiça

Resumo: Empresa obteve decisão favorável na ação movida pela apresentadora na qual exigia que a empresa removesse certos resultados de buscas
Google Chrome

O Google Brasil obteve por unanimidade (5x0) decisão favorável na ação movida pela Xuxa. A apresentadora exigia da empresa a remoção de resultados de busca relativos às expressões "Xuxa" e "pedófila". 

"O caso se torna a primeira jurisprudência do Brasil a respeito dos limites da responsabilidade dos provedores de pesquisa com relação aos conteúdos publicados na internet", observa o advogado Solano de Camargo, sócio diretor do DLBCA, representante da Google no Brasil.

Em seu voto, a Ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, cassou a decisão do TJ/RJ que impunha multa diária ao Google caso continuasse a disponibilizar aos seus usuários links de resultados de buscas relativas aos termos questionados por Xuxa. 

De acordo com o documento, "ainda que os mecanismos de busca facilitem o acesso e a consequente divulgação de páginas, cujo conteúdo seja potencialmente ilegal, fato é que essas páginas são públicas e compõem a rede mundial de computadores".

A ministra ressalta que a verificação antecipada do conteúdo de cada página que compõe a base de dados de um provedor de pesquisas eliminaria um dos maiores atrativos da internet, que é a disponibilização de dados em tempo real.  

Ao fazer referência à entrevista concedida por Xuxa para uma emissora de televisão, na qual revelou que sofreu abuso sexual na infância, Nancy pondera sobre os efeitos de uma possível proibição do Google de disponibilizar resultados a partir da palavra pedofilia. Isso "impediria os usuários de localizarem reportagens, notícias, denúncias e uma infinidade de outras informações sobre o tema, muitas delas de interesse público. A vedação restringiria, inclusive, a difusão de entrevista concedida recentemente pela própria recorrida".

 



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais