Google lança ferramenta Analytics para aplicativos móveis

Por Redação Olhar Digital - em 29/06/2012 às 13h06

  • Android
  • Google
  • Google Analytics
  • iOS

Resumo: Serviço permite que desenvolvedores acessem informações sobre quem acessa seus apps

O Google anunciou nesta sexta-feira que irá lançar uma versão da sua ferramenta Analytics direcionada aos desenvolvedores de aplicativos móveis. Programadores do sistema Android e iOS terão acesso ao serviço beta ainda hoje. O aplicativo - chamado Mobile App Analytics - será gratuito.

O Analytics é usado há anos por donos de websites, principalmente para definir um perfil de usuário padrão com base nos dados fornecidos e para acompanhar métricas de audiência. O Google agora aposta nas aplicações móveis, nas quais as pessoas já passam tanto tempo quanto na web.

Os desenvolvedores de apps agora conseguirão monitorar usuários novos e ativos, e perceber como eles usam seus programas em diferentes plataformas ou sistemas operacionais.

Reprodução

O Analytics ainda fornece dados que mostram a frequência de acessos e o engajamento de cada usuário, além dos erros que eles possam vir a encontrar na platraforma. Além disso, o app do serviço de monitoramento de audiência também mostrará alertas de compras feitas dentro do app.

JiaJing Wang, gerente de produtos no Google Analytics Team, disse que todos esses dados já estão disponíveis para os programadores, mas que "estão espalhados em diferentes lugares".

"Queremos disponibilizar o App Analytics para ajudar os desenvolvedores com as informações certas. Queríamos estar certos de que não focaríamos apenas na nossa plataforma [Android] para ajudá-los a tomar as decisões certas", explicou Wang, falando a respeito da chegada do Mobile App Analytics também para os programadores do sistema iOS.




Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais