Google lança Gmail Meter, que dá estatísticas sobre seus hábitos de e-mail

Por Redação Olhar Digital - em 19/04/2012 às 17h04

  • Banco de Dados
  • e-mail
  • Gmail
  • Google

Resumo: Ferramenta mostra estatísticas sobre volume, padrão e tráfego diário, categorias e muito mais em relatório mensal
AGora dá para ver estatísticas sobre seus hábitos no Gmail com script feito por colaborador do Google

Seria legal saber alguns dados sobre sua conta de e-mail, não é mesmo? Bom, para isso, Romain Vialard, contribuinte de scripts de aplicativos para o Google, lançou nesta quinta-feira (19/04) a Gmail Meter, uma nova ferramenta que te dará estatísticas e até gráficos sobre todos os hábitos que você possui em seu e-mail.

Anunciada por Saurabh Gupta, engenheiro da empresa, a ferramenta enviará relatórios sempre no 1º dia de cada mês contendo diferentes estatísticas de seu e-mail. Ela oferecerá dados como número de mensagens importantes, pessoas que enviam e-mails para você, quantas mensagens você enviou e outras estatísticas de volume. O serviço também oferece uma estimativa de quando você recebeu e enviou mensagens durante o mês, em um resumo do tráfego diário de sua conta. Padrões de tráfego também serão mostrados.

Reprodução

Outra função mostrará  em quais categorias seus e-mails estão. Aqui, a ferramenta mostrará a gestão de seu e-mail, ou seja, quantos então na caixa de entrada, quantos estão no lixo, e por aí vai. Também dará para ver o tempo que você e seus contatos demoram para responder um e-mail.

O Gmail Meter também mostrará quantas palavras seus e-mails possuem. Dará para ver quantos têm menos de 200, 100, 50, 30 ou 10 palavras. Tópicos também serão mostrados, ou seja, a ferramenta ajudará a entender os casos em que você participa de longas conversas, o que gera longos tópicos. Por último, também dará para ver com quem você se comunica mais.

Reprodução

Para configurar o Gmail Meter, é fácil, fácil: basta abrir seu Google Docs e criar uma nova planilha; depois, vá em Tools (ou Ferramentas, em PT-BR), selecione a opção Script Gallery (Galeria de Script) e busque pelo script "Gmail Meter"; agora, basta instalar, dar as permissões necessárias. A Opção "Gmail Meter" aparecerá no menu de opções. Clique e selecione "Get a Report" (ou Obter Relatório).

Reprodução

Se você tiver problemas com a instalação, não se preocupe, não é nenhum erro com o seu computador. Devido à alta demanda de pedidos de instalação, o Google diz que há demora no processo. A empresa já está trabalhando para corrigir o problema.

Assim que o relatório estiver pronto, será entregue automaticamente em seu e-mail. A partir de agora, todo dia 1º de cada mês, você terá gráficos e estatísticas sobre sua própria conta de e-mail. Aproveite para ver abaixo o vídeo de divulgação do serviço:



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais