Google lança site para explicar 20 anos de evolução da internet

Por Redação Olhar Digital - em 29/06/2012 às 17h00

  • Google
  • Internet

Resumo: Nas duas últimas décadas, web cresceu em dados, usuários e no uso de novas tecnologias, que impulsionam cada vez mais sua transformação

Como parte de seus anúncios durante a Google I/O, o Google lançou nesta sexta-feira (29/06) um site com visualização interativa que acompanha a evolução da internet nos últimos 20 anos. O serviço, chamado de "A Evolução da Web", mostra o crescimento em relação aos dados, usuários e principais tecnologias que têm impulsionado a transformação da web.

"Com o tempo, as tecnologias da web evoluíram para proporcionar aos desenvolvedores da web a capacidade de criar novas gerações de experiências da web úteis e imersivas. A web atual é resultado dos esforços contínuos de uma comunidade da web aberta que ajuda a definir essas tecnologias da web, como HTML5, CSS3 e WebGL, e a garantir que elas sejam suportadas em todos os navegadores da web", diz a mensagem no site.

Em forma de pequenos infográficos, a página é dividida em dois grupos: "Navegadores e tecnologias" e "O crescimento da Internet". O primeiro fala da evolução dos browsers e de como seu uso se tornou multitarefa ao longo dos anos, desde a criação do Opera, Internet Explorer, Firefox e Chrome até a chegada dos softwares a vários tipos de aparelhos, como notebooks e smartphones.

Já o segundo grupo aborda o aumento no tráfego de dados nos últimos anos, quando passou de apenas 1 petabyte por mês, em 1995, para mais de 27 mil petabytes por mês em 2011. Para se ter ideia, se 14 mil PB de dados fossem armazenados em DVDs no formato padrão e colocados lado a lado, seria o equivalente a distância entre a Terra e a lua. Além disso, os gráficos revelam o crescimento do número de usuários na internet, passando dos 100 milhões em 1996 a mais de 2 bilhões em 2011 (cerca de um terço dos habitantes do planeta).

Para acessar "A Evolução da Web", clique aqui.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais