Google registra patente de detecção facial em vídeos

Por Redação Olhar Digital - em 04/07/2012 às 10h30

  • Google
  • patente
  • Tecnologia

Resumo: Tecnologia da empresa consegue reconhecer uma pessoa durante o movimento de um vídeo
Reconhecimento facial

Uma nova patente registrada pelo Google na Europa poderia permitir a identificação facial de pessoas em fotos e vídeos do YouTube e automaticamente linká-las com perfis em redes sociais. A técnica registrada utiliza quadros de vídeo para gerar agrupamentos de representações faciais que estão ligados a uma determinada pessoa. Com base nos diferentes ângulos do rosto, seria possível identificar e tagear a mesma pessoa em outros vídeos.

O Engadget analisa que a aplicação mais óbvia da tecnologia seria na marcação de amigos, mais ou menos como já acontece hoje em dia no Facebook, mas que a tecnologia também poderia ser usada para conseguir informações de alguém através de aplicativos de realidade aumentada. Ao apontar a câmera de um celular para alguém seria possível descobrir perfis em redes sociais, e-mail de contato e outros dados.

A técnica também poderia ser agregada ao Project Glass, que desenvolveu um par de óculos digitais que possivelmente será capaz de exibir detalhes em realidade aumentada. O InformationWeek aponta um detalhe importante: a patente é assinada pelos inventores David Petrou, Andrew Rabinovich e Adam Hartwig, os mesmos que trabalharam no Google Goggles, um serviço de pesquisa que usa a realidade aumentada.

O site ComputerWorld alerta para os possíveis usos perigosos de uma tecnologia como essa: "Se você está em público, o jogo é justo. Mas e se alguém filmar seu rosto e depois realizar uma pesquisa para descobrir seu nome e mais informações através daquela imagem?", argumenta.

Mas, por enquanto, a tecnologia de reconhecimento facial do Google está só no papel. Para ler a patente registrada na Europa, clique aqui.











Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais