Hands On: em Londres, experimentamos os aparelhos Nokia Lumia 710 e 800

Por Redação Olhar Digital - em 26/10/2011 às 10h39

  • Microsoft
  • Nokia
  • Nokia World
  • Windows

Resumo: Vasculhamos as funções dos dois aparelhos da fabricante com o novo Windows Phone Mango
Lumia 800

Stephanie Kohn

De Londres*

Confesso que foi bastante difícil conseguir pegar na mão os modelos de aparelhos que inauguram a parceria entre a Nokia e Microsoft. Mais de 3 mil pessoas que estão participando do Nokia World (em Londres, na Inglaterra) parecem animados com a novidade. Nos poucos minutos que tive a sós com o Lumia 710 e 800 deu para perceber que os smartphones caíram como uma luva para o Windows Phone Mango. O sistema operacional traz mini telas centralizadas na página inicial do aparelho que concentram todas as informações e notificações do telefone em um único lugar. A interface é fácil e bastante agradável com ícones grandes, coloridos e intuitivos.

Os dispositivos trazem diversas novidades interessantes que facilitam o dia a dia de pessoas conectadas, especialmente nas redes sociais. O People Hub é um exemplo disso. Neste espaço, os contatos do usuário são listados com todas as informações possíveis. Ou seja, em um único lugar você pode enviar uma mensagem direto para a página do Facebook de um amigo, caso a pessoa tenha uma conta na rede social, como pode mandar um email, SMS ou ligar para os telefones disponíveis. Complementar a isso, a área chamada de Groups, permite criar grupos de amigos e enviar SMS ou email para todos os listados de uma só vez. As mensagens também são integradas. O usuário pode enviar mensagem de voz, SMS ou ainda bater um papo via chat do Facebook, Windows Live ou mandar um tuíte. Por conta disso, todas as ações se tornam mais rápidas e dispensam a entrada nos aplicativos das redes sociais. 

Outra novidade é o Nokia Drive, aplicativo de geolocalização que funciona como um GPS de carro. Basta digitar o endereço para que o app guie, por voz, o caminho. Dentro do Nokia Drive você faz o download dos mapas - algumas cidades brasileiras já estão no sistema - e até das vozes que você quer ouvir. O legal é que o app ainda traz a opção de criar uma rota para o dia ou noite. 

O Mix Radio também é uma inovação. Você escolhe um gênero musical e um dos dez sub-canais para escutar um seleção de 3h30 de música. As canções podem ser ouvidas por streaming ou offiline, é só escolher (no caso do offline não há muito de novo - afinal, todos nós ouvimos nossos arquivos MP3 nos telefones). Apesar do serviço ser totalmente gratuito não foi possível vê-lo em ação, pois a conexão por aqui está bem lenta. Junto da novidade, a Nokia também lançou fones de ouvido "Purity HD Stereo Headset by Monster" e o "Purity Stereo Headset by Monster", projetados e desenvolvidos em parceria com a Monster Cable. 

No Lumia 800 o acesso à câmera pode ser feito por um único botão que capta as imagens em sete segundos. A lente Carl Zeiss faz diferença quando comparada com a lente do 710. Os aparelhos ainda trazem um hub do Xbox Live e do pacote Office, que permite criar, editar e visualizar documentos. Há também mini telas na página inicial, customizáveis, que mostram as últimas notícias de um aplicativo de jornal, por exemplo, ou as atualizações de fotos mais recentes dos amigos nas redes sociais. Mais uma vez, esse sistema de telas dispensa a entrada nos aplicativos.

Em termos de hardware, os aparelhos trazem especificações semelhantes. O Lumia 710 possui 1.4GHz, tela de 3.7 polegadas de LCD, câmera de 5 megapixels e 8GB de espaço. No entanto, o dispositivo traz um detalhe de design interessante: capas coloridas (muitas cores) e uma textura na parte traseira que o torna bastante confortável de manusear. Já o Lumia 800 tem 1.4 GHz, tela AMOLED de 3.7 polegadas e câmera de 8 megapixel com lente Carl Zeiss. Diferentemente do outro modelo, o aparelho não oferece capas coloridas, mas está disponível em três cores: azul, rosa e preto e vem, gratuitamente, com capinhas de borracha da mesma cor do aparelho. O visual do Lumia 800 é bastante parecido com o N9, inteiro de policarbonato, o que o torna bastante leve também. 

No geral, o primeiro contato com os aparelhos foi bastante positivo. No entanto, o Brasil deve demorar para vê-los mais de perto. A empresa afirmou que os smartphones chegam ao país no primeiro trimestre de 2012. A Nokia ainda afirmou que ambos estarão disponíveis para o Reino Unido, Holanda, Espanha, França, Itália e Alemanha em novembro por 420 e 270 euros respectivamente. Hong Kong, Índia, Rússia e Cingapura receberão o aparelho no começo de 2012 e a China na metade de 2012. No site da fabricante é possível fazer a encomenda dos aparelhos.

O modelo 710 será fabricado no Brasil e, portanto, terá um preço mais acessível. Segundo a companhia, a versão mais simples do aparelho foi a escolhida por ser mais popular. O Lumia 800 ainda não tem previsão de fabricação no país.

Confira abaixo algumas fotos.




Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais