IBM quer que o chão de sua casa seja 100% touchscreen

Por Redação Olhar Digital - em 09/04/2012 às 15h57

  • Banco de Dados
  • Comportamento
  • IBM
  • Saúde

Resumo: Empresa pode ter patenteado tecnologia que permite saber quem está em sua casa e até contatar emergência se alguém passar mal
Com nova tecnologia, banco de dados registra pés de moradores da casa, alertando se há intrusos

A IBM registou uma patente no U.S. Patent and Trademark Office, órgão responsável por registros de ideias nos EUA, de uma nova tecnologia que promete transformar o chão de sua casa em uma superfície totalmente touchscreen. Assim, dá até mesmo para monitorar quem está dentro de sua casa.

Segundo o Innovation News Daily, o chão poderá identificar diferentes formas, pesos e até quantos pés estão tocando na superfície. Ele pode diferenciar entre adultos, crianças, idosos e animais, montando um banco de dados que detecta essas características.

Com a nova tecnologia, um sistema pode até contatar a policia ou ativar um alarme sonoro quando uma pessoa não autorizada entra em sua casa, assim como os alarmes padrões. Porém, a IBM explica que muitas pessoas esquecem de desativar o próprio alarme, criando falsas emergências. Com a tecnologia, haverá registro de padrões, evitando que elas caiam na própria "armadilha".

Porém, o novo sistema também leva a sério a saúde dos moradores, permitindo que eles monitorem a si mesmos. Dá para saber quando a esposa chega em casa ou quando as crianças estão brincando perto demais da piscina, por exemplo.

Reprodução
(Sistema reconhece diferentes pesos e formas, alertando até mesmo se alguém cair no chão) 

Se alguém cai no chão, por exemplo, pode ser que essa pessoa tenha passado mal. Nesse caso, o sistema checa seus batimentos cardíacos, detectando se algo está errado. Se alguma coisa estiver acontecendo, como um ataque cardíaco, a polícia ou a emergência é chamada.

Segundo a proposta de patente, também dá para monitorar quantas pessoas estão dentro da casa. A proposta sugere até mesmo que os pais recebam ligações quando mais de 6 pessoas estiverem no recinto, sem a presença de um responsável.

Christopher Andrews, porta-voz da IBM, diz que "a invenção recém-patenteada não é parte de um produto ou solução e não podemos especular sobre ela ou como ela será implementada".


Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais