Jornal norte-americano afirma que Obama ordenou a criação do vírus Stuxnet

Por Redação Olhar Digital - em 01/06/2012 às 18h00

  • Antivírus
  • Hackers
  • Segurança
  • Vírus

Resumo: Segundo o New York Times, Estados Unidos desenvolveram o vírus, junto com Israel, para atingir os sistemas iranianos
Vírus

De acordo com informações do New York Times, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama ordenou o desenvolvimento de um dos vírus mais poderosos do mundo, o Stuxnet. Segundo a publicação, Obama comandou uma série de ataques cibernéticos aos sistemas que controlam o programa nuclear do Irã.

O jornal ainda informou que os americanos desenvolveram o vírus, junto com Israel, para atingir os sistemas iranianos. A operação foi chamada de "Jogos Olímpicos" e começou em meados de 2010, após um erro de programação dos cientistas iranianos, que revelou informações sigilosas sobre a usina nuclear de Natanz.

Funcionário de segurança americanos, europeus e israelenses informaram que foram desenvolvidas versões atualizadas do vírus, que chegaram a paralisar temporariamente cerca de 5 mil centrífugas de Natanz, responsáveis pelo enriquecimento de urânio.

O New York Times também afirmou que os ataques aconteceram nos últimos 18 meses e diminuíram o ritmo de enriquecimento de urânio nas usinas iranianas. Apesar de terem detectado o vírus, os governantes do país negam que o Stuxnet tenha interferido nas operações nucleares.

Para saber mais sobre o início do Stuxnet, leia aqui uma matéria exclusiva.  

 



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais