Malware disfarçado de game infectou até 100 mil Androids

Por Redação Olhar Digital - em 12/07/2012 às 14h00

  • Android
  • malware
  • Vírus

Resumo: Android.Dropdialer ficou semanas na Google Play disfarçado de jogos Super Mario Bros. e GTA 3 até sua intenção maliciosa ser detectada

Pesquisadores de segurança da Symantec encontraram malwares na loja Google Play que passaram semanas sem serem percebidos por estarem disfarçados de outros jogos.

O trojan Android.Dropdialer, que envia mensagens pagas para números de telefone do leste europeu, estava desde o dia 24 de junho na loja de aplicativos do Android disfarçada de dois títulos famosos dos games: "Super Mario Bros." e "GTA 3: Moscow City".

Durante todo o tempo que o malware ficou disponível para download sem que a sua intenção maliciosa fosse descoberta, cerca de 50 mil e 100 mil usuários do sistema do Google baixaram os games falsos e, agora, podem estar com o smartphone ou tablet infectados.

Os autores do trojan usaram uma técnica de dividir o download em dois para passar pela barreira do Google e deixar o malware na loja. Depois de baixar o suposto game pela primeira vez, o usuário abre o aplicativo e um novo download era iniciado e, então, o vírus era instalado.

Depois de receber o alerta da Symantec, a equipe de segurança do Android retirou os aplicativos da loja Google Play.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais