Malwares para Android se passam por aplicações de segurança

Por Redação Olhar Digital - em 02/07/2012 às 11h00

  • Android
  • Android Market
  • malware
  • trojan

Resumo: Na semana passada mais de três tipos de trojans foram encontrados se passando pelo Android Security Suite Premium

Um alerta lançado pela empresa de antivirus Kaspersky informou que um novo malware para Android foi encontrado. O trojan se passa por uma aplicação de segurança e rouba credenciais de acesso a bancos. Até a semana passada mais de três tipos de malwares com o mesmo objetivo foram encontrados usando o mesmo disfarce.

Os trojans se passam pela aplicação Android Security Suite Premium, mas, na realidade, foram concebidos para roubar mensagens SMS com o objetivos de conseguir senhas e PINs que permitem realizar operações bancárias ou compras online. Os SMSs roubados são levados a um servidor remoto, cujo URL é codificado dentro do trojan. As pragas ainda possuem comandos para se auto-desinstalar sem deixar rastros. 

Para se prevenir o ideal é seguir algumas dicas. Ao acessar um aplicativo na Android Market, por exemplo, preste atenção nas configurações. Ali você verá que tipo de dados o app vai precisar acessar como contatos, email, mensagens e, assim, é possível ter uma ideia se aquele aplicativo tem intenções maliciosas. Tente perceber quais informações realmente precisarão ser acessadas pelo aplicativo e quais eles estão acessando apenas por má intenção. Também escolha sempre um aplicativo oficial, checando quem é o responsável pelo desenvolvimento. É comum a loja ter diversos apps iguais e vários deles serem apenas malwares imitando um aplicativo oficial, portanto, cheque antes quem foi o desenvolvedor original.

Verifique sempre sua conta de celular e veja se não há envio de SMSs indevidos. Quando um celular está infectado é comum ele fazer envio de mensagens de texto para serviços de SMS Premium, que cobram pelo envio. Fique de olho também caso você esteja recebendo muitos SMS de promoções que você nunca se inscreveu ou participou, pois este tipo de mensagem são feitas a cobrar. É comum os criminosos enviarem uma única mensagem por linha telefônica, mas que no final das contas vai gerar uma bela quantia de dinheiro, já que eles infectaram milhares de aparelhos.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais