Microsoft desenvolve detector de movimentos a partir do som

Por Redação Olhar Digital - em 08/05/2012 às 10h55

  • Kinect
  • Microsoft
  • Pesquisa

Resumo: SoundWave consegue identificar gestos a partir da mudança na frequência de sons emitidos pelas caixas do computador

A Microsoft já está desenvolvendo novas tecnologias similares ao Kinect, e apresentou em seu site uma delas: a captura de movimento a partir do som, chamada SoundWave.

A tecnologia funciona com speakers e o microfone. Ela emite um som que não pode ser ouvido pelo usuário, e as ondas podem ser interrompidas ao movimentar as mãos perto do computador. A mudança da frequência sonora permite que o SoundWave detecte diferentes gestos, segundo a Microsoft. 

No site da Microsoft é possível ver um vídeo de demonstração da tecnologia. Nele, os pesquisadores conseguem realizar ações como mover a tela para cima ou para baixo de maneira similar a smartphones e tablets, porém, sem precisar encostar em nada - basta mexer as mãos.

Em outra demonstração, quando um usuário se aproxima do computador, a tela liga. E, ao se afastar, ela é desligada. O SoundWave detecta a presença de uma pessoa nas proximidades do computador com a mudança na frequência de som.

A grande vantagem do SoundWave para o Kinect é que a nova tecnologia não exige uma câmera para funcionar. O sistema ainda está sendo desenvolvido dentro dos laboratórios da Microsoft e ainda não pode ser testado pelo público.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais