Microsoft vai conseguir transformar Bing em verbo?

Por Redação Olhar Digital - em 13/09/2012 às 14h43

  • Bing
  • Google

Resumo: É muito comum ouvir alguém dizer que pretende 'googlar' algo, mas 'bingar' não

A Microsoft pode não admitir, mas adoraria que as pessoas usassem o Bing como verbo, como acontece com seu principal concorrente. Afinal, não se vê alguém dizendo que vai "bingar" isso ou aquilo, já o termo "googlar" caiu no gosto popular.

Já houve tentativas, inclusive, de fazer com que o buscador fosse adotado dessa forma. No oitavo episódio da primeira temporada de "Hawaii Five-0", o personagem Daniel Dae Kim chega a responder a um questionamento da seguinte forma: "Não acredita em mim? Bing isso."



Em entrevista à Fast Company, o gerente geral de influência em marketing do Bing, Adam Sohn, disse que não há estratégias explícidas para verbalizar o produto. "Não temos esse objetivo - assim como não estamos gastando dinheiro (com isso)."

Mas além de episódios como o do seriado da CBS, há outros tipos de iniciativa por parte da companhia. Sua última campanha, em que o internauta é desafiado em um teste cego entre Bing e Google, se chama "Bing It On".

Como lembra a Fast, grandes empresas geralmente lutam contra a "generificação" das marcas, o que acontece com Xerox, Band-Aid, Bombril. No meio tecnológico acontece o inverso, Facebook e Netflix são verbos comuns em países de língua inglesa (to Facebook, to Netflix) e isso é positivo para elas.

Há, porém, um outro lado, ressaltado por Sohn, que é justamente o fato de que o Google pode ter se tornado um termo genérico sem força. "Acho que é conflitante, mas ficamos felizes se alguém disser que vai 'googlar' e for ao Bing para realizar a pesquisa", comentou.


Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais