Ministério das Comunicações promove exposição sobre história das comunicações

Por Redação Olhar Digital - em 08/05/2012 às 09h04

  • Brasil
  • comunicação
  • Cultura
  • Exposição

Resumo: Ministério exibe evolução da tecnológica nas áreas de telefonia, som, imagem e transmissão de dados por meio de aparelhos antigos e atuais
Comunicações no Brasil - Ontem e Hoje

Em homenagem ao Dia Nacional das Comunicações, comemorado no dia 5 de maio, o Ministério das Comunicações abriu nesta segunda-feira (07/05) uma exposição que mostra a evolução tecnológica nas áreas de telefonia, som, imagem e transmissão de dados por meio de equipamentos antigos e atuais. Chamada de "Comunicações no Brasil - Ontem e Hoje", a exposição será realizada no hall de entrada do ministério, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A exposição está dividida em três temas. Na parte de Telefonia, é possível conhecer os primeiros aparelhos que serviam para a telefonia fixa e a evolução que permitiu a chegada da telefonia móvel, passando pelos celulares conhecidos como "tijolões", que nem mesmo possuíam a função de envio de SMS, até os smartphones multitarefa.

Podem ser vistos, por exemplo, um telégrafo da metade do século XIX, uma central telefônica de 1917, aparelhos de telefone da década de 20, máquinas de escrever e um aparelho de telex. Há também modelos das tecnologias atuais como tablets, smartphones, um aparelho de rádio digital e os celulares para uso na faixa de 450 MHz, que vai atender as áreas rurais e isoladas. A exposição traz ainda informações sobre as invenções e como elas avançaram até o estágio atual.

"A importância está em reconhecer a atividade estratégica das comunicações e, ao mesmo tempo, ilustrar isso por meio dos diferentes instrumentos e a evolução tecnológica que nos permitiu chegar à moderna transmissão de dados e imagens. É uma política pública muito importante e fundamental para a sociedade hoje", comentou o secretário-executivo do MiniCom, Cezar Alvarez.

A exposição vai até o dia 18 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A entrada é livre.

Sobre o Dia Nacional das Comunicações

O Dia Nacional das Comunicações é comemorado em 5 de maio em homenagem ao nascimento do patrono das comunicações do Brasil, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, responsável por capitanear de 1892 a 1916 missões que desbravaram o país e instalaram linhas telegráficas nas regiões mais afastadas.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais