MIT desenvolve aparelho que identifica sorrisos

Por Redação Olhar Digital - em 01/06/2012 às 09h00

  • Algoritmo
  • estudo
  • MIT
  • Pesquisa

Resumo: O aparelho, que diz se um sorriso é verdadeiro ou falso, pode ser usado para estudos clínicos e comerciais
MIT

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu uma máquina que consegue identificar se um sorrido é verdadeiro ou falso. De acordo com post no blog oficial do instituto, os pesquisadores gravaram e analisaram diversos sorrisos, além de terem entrevistado muitos sorridentes durante o desenvolvimento do aparelho.

Os participantes eram convidados a preencher um longo formulário em um computador com uma webcam. Ao terminarem de preencher todas as questões, que eram longas propositalmente, o site dava um erro e exibia a mesma página novamente com todos os campos em branco. O que eles observaram nas gravações da câmera é que 90% dos participantes, depois de perceberem que o tempo gasto preenchendo o formulário não tinha valido de nada, acabavam sorrindo para tentar encobrir sua frustração.

Analisando a imagem desses sorrisos “frustrados”, os pesquisadores notaram que havia um certo padrão no comportamento dos músculos faciais. Os movimentos eram diferentes dos sorrisos do início do teste e, portanto, podiam ser diferentes. Eles perceberam, então, que os
sorrisos verdadeiros eram construídos aos poucos, enquanto os sorrisos falsos apareciam e desapareciam de forma muito mais rápida.

Com a descoberta nas mãos, eles criaram um algoritmo e o instalaram em uma máquina capaz de diferenciar os tipos de sorrisos. Segundo os pesquisadores, essa tecnologia pode ser usada tanto em estudos clínicos quanto para estudos comerciais.

E aí, sabe dizer qual é o sorriso verdadeiro nestas fotos? A resposta você vê abaixo, junto de um vídeo sobre o desenvolvimento do aparelho.

Reprodução

Resposta: O sorriso da esquerda é o verdadeiro.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais