Nova técnica permite escrita cursiva com os olhos

Por Redação Olhar Digital - em 31/07/2012 às 13h06

  • Tecnologia

Resumo: Sem mover os braços, é possível escrever até 30 caracteres por minuto

Um cientista que estuda ilusões ópticas descobriu uma forma de permitir que as pessoas escrevam com os olhos. É possível desenvolver letras cursivas em um monitor de computador, o que daria a quem tem algum tipo de dificuldade a chance de se comunicar.

"É como escrever com um lápis, mas sem a ponta", explicou ao Wall Street Journal o diretor de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França, dr. Jean Lorenceau. Ele conduziu o estudo na Universidade Pierre e Marie Curie, de Paris.

Desenvolvedores vêm há vários anos trabalhando com tecnologias que usam respostas elétricas do cérebro ou movimentação dos olhos. Com capacetes especiais ou rastreadores oculares já era possível mover um cursor ou escolher caracteres para formar palavras.

O sistema do dr. Lorenceau suaviza os movimentos dos olhos e permite que se faça desenhos, escreva ou até produza assinaturas. Até então era praticamente impossível fazer algo calmo com os olhos, que são responsáveis pelos movimentos mais rápidos que o corpo consegue produzir.

É aí que entra a criação do cientista. A tecnologia desenvolve uma ilusão óptica para criar movimentos oscilantes e diminuir o que os olhos estão fazendo. Isso ajuda as pessoas a terem mais controle, a ponto de escreverem na forma cursiva.

Mesmo ainda rudimentar, a técnica já mostrou que os usuários conseguem escrever de 20 a 30 caracteres por minuto, após três ou cinco sessões de aprendizado. O próprio dr. disse que está "bom e rápido nisso": "Quando eu escrevo dígitos, cartas e letras pequenas com meus olhos, consigo fazer isso tão rapidamente como se estivesse escrevendo com minhas mãos."

Depois de testar a novidade com seis homens e mulheres saudáveis, o dr. Lorenceau começou a refinar a técnica para trabalhar com pacientes com esclerose lateral amiotrófica, conhecida como doença de Lou Gehrig ou de Charcot.


Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais