Pesquisa: 2 milhões de spams trafegam pela internet a cada segundo

Por Redação Olhar Digital - em 07/05/2012 às 09h49

  • Segurança
  • Spam

Resumo: Aproximadamente 90% de todo o tráfego de emails na web é de mensagens indesejadas
spam

Durante um período de duas semanas, a BitDefender, empresa de soluções de segurança para Internet, recolheu mais de 2 milhões de amostras de spam de diferentes regiões e em diferentes momentos do dia. Este número pode parecer muito ao usuário normal. Contudo, esta é a quantidade que a cada segundo trafega pela Internet.

Os resultados da Bitdefender foram os seguintes: 1,14% do spam tem arquivos anexos. Ainda que as mensagens de spam sejam potencialmente perigosas por natureza (já que podem levar os usuários a páginas fraudulentas ou a comprar produtos ou medicamentos fraudulentos), aqueles que incluem arquivos anexos são ainda piores.

Uma análise mais detalhada dos arquivos anexos revelou que 10% incluem malware ou formulários fraudulentos. Esse número pode parecer baixo, mas significa que estão sendo enviados, a cada dia, cerca de 300 milhões de lixos eletrônicos com arquivos anexos maliciosos.

29,74% dos arquivos anexos são páginas HTML (sejam ofertas de phishing ou comerciais), seguido por arquivos de imagens e apresentações (9,6%) e os arquivos DOC aparecem na terceira posição, com 6,26%. 

A maioria dos arquivos anexos executáveis levam worms de correios eletrônicos (Worm.Generic.24461 e Worm.Generic.23834), assim como a vírus genéricos (Win32.Generic.497472 e Win32.Generic.494775).

Problemas para as empresas 

O lixo eletrônico é especialmente danoso para as empresas. Se cada trabalhador gastar dois minutos por dia gerenciando spam (recebê-lo, abri-lo, identificá-lo e eliminá-lo), significa que os profissionais gastarão 10 minutos por semana e cerca de 520 ao ano, isto é, 21 horas. 

Também pode-se somar perdas como custo de armazenamento, uso desnecessário de banda larga, problemas derivados da abertura de spam que contêm malware etc. Segundo dados da Bitdefender, 78% dos incidentes de perdas de dados nas empresas deve-se a comportamentos inseguros por parte dos trabalhadores.



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