Pesquisadores criam robô capaz de arrumar o quarto das pessoas

Por Redação Olhar Digital - em 24/05/2012 às 16h58

  • Robôs
  • Robótica

Resumo: Criado em universidade nos Estados Unidos, robô usa uma câmera do Kinect para rastrear o local e detecta o melhor lugar para cada objeto

Os robôs estão entrando na nossa vida e já começam a realizar algumas das tarefas mais chatas do cotidiano. Um grupo de estudantes da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, está desenvolvendo uma máquina para ajudar os mais bagunceiros: um robô que limpa e arruma o seu quarto.

O robô é capaz de detectar os objetos e seus arredores para perceber qual é o melhor lugar para posicioná-los. "Ele aprende a não colocar um sapato na geladeira", disse Yun Jiang, um dos pesquisadores responsável pelo robô, ao FutureOfTech.

O droide conta com uma câmera do Kinect para rastrear o local e perceber onde cada coisa deve ficar. Ele procura características comuns de objetos para calcular a probabilidade de juntar coisas parecidas - como, por exemplo, colocar todos os brinquedos na mesma caixa.

Nas primeiras arrumações ele não vai fazer tudo com perfeição. Porém, o robô consegue aprender com o tempo e, ao repetir a mesma tarefa diversas vezes, consegue perceber melhor os arredores para fazer o trabalho com mais eficiência.

Ainda assim, nas primeiras tentativas, a taxa de acerto dele é bastante alta - os pesquisadores afirmam que ele se dá bem ao definir o local de 80% dos objetos. E, com o passar do tempo, eles conseguiram chegar a 98% de acertos.

Veja o vídeo abaixo, que mostra o robô em funcionamento:

 



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais