Pesquisadores desenvolvem conceito de TV 3D que dispensa óculos

Por Redação Olhar Digital - em 18/07/2012 às 13h00

  • 3D
  • LCD
  • MIT
  • TV

Resumo: Televisor criaria imagens tridimensionais, que dispensariam o uso de óculos especiais e ainda ofereceriam diferentes perspectivas
TV 3D sem óculos do MIT

Um grupo de estudantes do MIT Media Lab está trabalhando em conceito de televisão 3D que dispensa o uso de óculos especiais.

Os pesquisadores propõem um modelo de televisor com três camadas de LCD que funcionam simultaneamente, dando a sensação de profundidade à imagem. Dependente do lugar que você estiver olhando, poderá ver as imagens em perspectivas diferentes.

Este efeito, batizado de “multiview 3D” simularia com precisão o ato de olhar um objeto, como se fosse um holograma.

Infelizmente, ainda não há tecnologia existente para criar tal aparelho. Isso porque as atuais telas LCD não “piscam” com uma frequência alta o suficiente para criar o efeito. Além disso, para gravar de forma adequada, seria necessário capturar uma mesma imagem em 30 ângulos diferentes.

Vale lembrar que a Toshiba é pioneira nesse tipo de recurso, que está disponível em países como Alemanha e Japão, em um modelo de 55 polegadas com 4 K de resolução (3.840 x 2.160), para a programação convencional, e de 1.280 x 720 para a função 3D. 

No vídeo abaixo (em inglês) os criadores do conceito explicam mais detalhes sobre a ideia.



Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais