Pesquisadores desenvolvem fibra que cria água limpa a partir do ar

Por Redação Olhar Digital - em 26/04/2011 às 13h41

  • reciclagem
  • Sustentabilidade

Resumo: Material criado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts pode extrair até um litro de água por dia do ar

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts basearam-se no pequeno besouro da Namíbia para criar um novo material capaz de absorver e transformar a água do ar em líquido. O inseto africano é capaz de coletar o vapor d´água em suas costas e levar o líquido até a boca através de uma especie de "painel trançado" que possui em sua carapaça.

De maneira semelhante, o novo material desenvolvido pode ser utilizado em coletores já existentes para aumentar a eficiência com que a água é absorvida. Porém, diferente do inseto, o material é maleável e não sólido. "Nós tentamos replicar o que o besouro tem, mas descobrimos que esse tipo de superfície aberta e permeável é melhor", afirmou Shreerang Chatre, um dos responsáveis pelo projeto.

Em testes de campo, os coletores conseguiram transformar um litro de vapor em água potável por dia para cada metro quadrado do tecido utilizado. Agora, o grupo está focado em expandir a técnica para possibilitar a coleta de ainda mais água por área do material. Atualmente, cerca de um terço de toda a água não salina do planeta encontra-se na forma de vapor dissolvido no ar.


Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais