Pesquisadores desenvolvem película que converte luz em eletricidade

Por Redação Olhar Digital - em 23/07/2012 às 15h00

  • Eletricidade
  • Energia
  • Energia Solar
  • Pesquisa

Resumo: Tecnologia pode ser utilizada em janelas ou em telas de smartphones
Película solar Divulgação

Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA) anunciaram na ultima sexta-feira (20/07) que estão desenvolvendo uma película que converte energia solar em elétrica.

A tecnologia está sendo criada com um novo tipo de plástico chamado PSC, que consegue converter a luz infravermelha em energia elétrica com 4% de eficiência.

Ferramenta semelhantes já tinha sido apresentadas antes. No entanto, os pesquisadores dizem que anteriormente as películas eram muito escuras, pois absorviam a luz visível. Desta vez, eles garantem 70% de transparência, sugerindo que a tecnologia possa ser utilizada até mesmo em janelas, gerando energia para a casa ou escritório.

Outro avanço na pesquisa fica por conta do material da película. Em comunicado, os pesquisadores da UCLA dizem que a novidade conta com nanopartículas que permitem o material ser produzido em altas quantidades a pequenos preços.

A tecnologia ainda não está pronta, mas o comunicado oficial mostra importantes avanços na pesquisa e desenvolvimento da novidade, que pode trazer soluções para o desenvolvimento urbano.



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais