Pesquisadores desenvolvem tinta que capta energia solar

Por Redação Olhar Digital - em 27/12/2011 às 16h15

  • Energia
  • Energia Solar
  • Nanotecnologia
  • Sustentabilidade

Resumo: Com o mesmo resultado de células solares, tinta pode ser aplicada em paredes para captar energia
Tinta solar

Imagine ter sua energia gerada pela tinta que você usou para decorar as paredes do lado de fora de sua casa? Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, criaram algo que pode tornar isso realidade. Eles desenvolveram uma "tinta solar", que pode gerar energia elétrica.

A base da tecnologia são as nanopartículas semicondutoras, chamadas de "pontos quânticos", que produzem elétrons quando são expostos a luz ultravioleta, ou seja, geram energia.  As partículas são misturadas com álcool e água para se obter uma pasta, que, ao ser aplicada em uma superfície transparente e ser exposta a luz do sol, gera eletricidade.

Para Prashant Kamat, professor de química e bioquímica na universidade, a ideia era fazer "algo transformador, para ir além da atual tecnologia solar baseada em silício". Assim, "incorporando nanopartículas produtoras de energia, nós fizemos tintas solares que podem ser aplicadas em qualquer superfície condutora sem equipamentos especiais", segundo o site Science Daily.

O projeto ainda está em fase de testes, mas já traz vantagens: a tinta pode ser feita de forma mais barata e em maior quantidade. 



Recomendações
Ver todas
Últimos vídeos
Ver todos
Redes Sociais